Violência: Por que ainda tão recorrentes?

As últimas semanas foram  difíceis de serem entendidas. O que se ouviu nos noticiários foram violência e violência, uma atrás da outra. Em uma semana pelo menos ocorrências abalaram  o mundo inteiro. Primeiro, o massacre que aconteceu numa escola em Suzano, na Grande São Paulo. Depois um homem invadiu uma Mesquita na Nova Zelândia e abriu fogo matando 50 pessoas. Nessa semana um terrorista matou três pessoas durante um ataque a um bonde na Holanda.  Com tantos acontecimentos levantou-se uma questão. O que leva um ser humano a matar o outro?

É difícil entender a mente de um ser humano, às vezes patologias, doenças, drogas ou  algum mandante. O que mais surpreendeu foi que após tanto se ouvir sobre esses casos, outra preocupação para os pais, voltou a circular na rede. É sobre o vídeo viral, em que  boneca medonha e cuja figura é considerada perturbadora e de codinome “Momo”, incentiva crianças e adolescentes a cometerem suicídio e até assassinatos.  Além dessa boneca, outras questões ganharam discussão nos últimos dias, como bullying, intolerância religiosa, preconceito. Mas, a pergunta ainda é a mesma.  O que teria levado essas pessoas a cometerem esses crimes?    

Ainda sem respostas, um sinal de alerta ganhou a mídia chamando a atenção dos pais para que eles fiquem atentos aos comportamentos dos filhos que muitas vezes podem ser deixados de lado e talvez bobos, mas, que podem estar atrapalhando a vida social dos filhos.  Nem sempre é fácil perceber, mas, por exemplo, quem sofre bullying pode muitas vezes ter sentimentos represados e um desejo de vingança guardado em si.  Ou ainda, intolerância religiosa contra  nações, onde são empregadas o ódio,  ligadas talvez a questões de conflitos em países em guerra.  Nesses e em outros casos é preciso se atentar ao comportamento de quem passa por isso e ajudá-lo.  

Vamos lá!

Por

Ex-repórter redatora (editoria geral) e editora chefe do webjornal O Estado RJ. Atualmente é colunista (Vamos Lá!)

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e