Vai para o Rock in Rio? Veja alguns cuidados básicos para aproveitar o festival

Com tantas atrações, muitos fãs acabam pensando apenas nos momentos dos shows e esquecem que, para curtir o festival, é preciso manter alguns cuidados básicos

Em 2019, o Rock In Rio (RIR) chega à sua oitava edição. Considerado o maior festival de música do planeta, o evento vai acontecer no Parque Olímpico do Rio de Janeiro entre os dias 27 a 29 de setembro e 3 a 6 de outubro.

Entre as principais atrações do palco Mundo estão Foo Fighters, Bon Jovi, Dave Matthews Band, Red Hot Chili Peppers, Iron Maiden, Scorpions, Sepultura, Muse e Imagine Dragons.

E, no palco Sunset, as principais atrações são do cenário nacional. O rap vem em peso com convidados como Mano Brown, Emicida, Karol Konká, Rincón Sapiência e Baco Exu do Blues. A MPB e o samba também se fazem presentes com nomes importantíssimos como Alcione e Elza Soares.

Com tantas atrações, muitos fãs acabam pensando apenas nos momentos dos shows e esquecem que, para curtir o festival, é preciso manter alguns cuidados básicos, como usar roupas leves, manter a hidratação e alimentar-se de forma adequada.

Principais cuidados no Rock In Rio

Para curtir os 7 dias do “maior festival de música do Planeta”, o fã deve tomar alguns cuidados básicos, por exemplo, com a segurança, com a alimentação e mesmo com a escolha das roupas.

Cuidados com a segurança

A última edição do Rock In Rio no Brasil aconteceu em 2017. Na ocasião, diversos espectadores relataram que foram vítimas de roubos durante os shows. Carteiras e celulares foram os principais alvos dos criminosos.

Embora a organização do festival contrate equipes de segurança e na “Cidade do Rock” tenha até um posto da Polícia Civil, infelizmente casos desta natureza são comuns e fazem parte de toda a história do festival. Por isso, é tão importante que o espectador tome algumas medidas básicas para se proteger.

Recomenda-se, por exemplo, que ele leve apenas um documento para se identificar e uma quantia de dinheiro. Ao invés de levar bolsas e carteiras, é preferível guardar tudo em doleiras ou pochetes que fiquem protegidas pelas roupas.

Dividir a quantidade do dinheiro e guardá-lo, por exemplo, nas meias ou dentro dos tênis, também é uma medida de segurança que, apesar de inusitada, pode ser bastante eficiente.

Cuidados especiais com os smartphones

Os especialistas em segurança recomendam que, em grandes aglomerações, as pessoas evitem levar e usar os smartphones. Mas pedir isso para quem vai assistir ao RIR in loco é pouco efetivo: todo mundo quer fazer uma selfie na Cidade do Rock.

Mas é perfeitamente possível tomar alguns cuidados básicos para evitar o furto dos aparelhos. Um deles é guardá-los nas doleiras, junto com os documentos, e só usá-lo em lugares seguros, ao redor de amigos. Pegar o celular no meio da “muvuca” é um convite para os criminosos de plantão.

Cuidados com a alimentação

Na Cidade do Rock, além dos palcos e de atrações como montanha-russa e a roda gigante, foram projetados também diversos restaurantes que prometem atender aos mais diversos gostos, dos mais gourmets ao mais simples.

Mas nunca é demais lembrar que é preciso evitar alguns alimentos como as carnes mal-passadas, os ovos e maioneses, por exemplo, que, quando preparados de forma inadequada podem representar perigos para a saúde humana. Prefira os carboidratos, como os pães e massas em geral, como o macarrão.

Cuidados com a hidratação

O Rio de Janeiro, onde o RIR vai acontecer, pela oitava vez, é uma cidade bem quente. O calor convida as pessoas, geralmente, a beberem uma cervejinha. Se você for maior de 18 anos, não há problema nenhum. No entanto, é necessário equilibrar o consumo de álcool com a ingestão de água.

Ou seja, é necessário manter uma hidratação constante e equilibrada. Não adianta nada dizer que ao beber cerveja ou energético você está hidratado porque está consumindo líquido. É indispensável beber água e líquidos como sucos naturais.

Cuidados com as roupas

O Rock In Rio é um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, como o Twitter, e, com certeza, um dos que é mais fotografado. E, muitas pessoas optam por looks mais estilosos, com vários detalhes, justamente porque não querem fazer feio no Instagram.

É claro que o estilo é importante, mas é essencial que as pessoas optem por roupas e sapatos confortáveis para enfrentar as muitas horas de festival.

Prefira as roupas folgadinhas

O fã que vai ver as suas bandas e artistas preferidos deve optar por roupas confortáveis e mais folgadinhas. Isso porque roupas muito justas atrapalham na mobilidade e, além disso, acabam ficando mais desconfortáveis com o passar das roupas.

Muitas vezes, no calor, retemos líquido e acabamos mais inchados. As roupas muito justas acabam comprimindo ainda mais a pele e, dependendo das peças, a pele foi ficar machucada. Por isso, é essencial escolher roupas mais leves e que ficam mais largas no corpo.

Prefira os tênis

Outro detalhe super importante é o que você vai colocar nos pés. Ao invés de sapatos e sandálias apertados, prefira os tênis. Os pés também podem ficar mais inchados e os sapatos apertados viram verdadeiros suplícios. Os tênis são mais confortáveis e não vão cansar tanto a perna e o pé.

Dicas anotadas? Agora é preparar as cordas vocais para cantar todas as músicas da sua banda preferida!

Por

Webjornal O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.