UBE vai premiar os ganhadores do Concurso Internacional de Literatura

A cerimônia será na Academia Brasileira de Letras, no mês de outubro

Print page

A União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, (UBE- RJ), premiará no próximo dia 27 de outubro na Academia brasileira de letras, os ganhadores do concurso internacional de literatura, edição 2017. O concurso tem o objetivo de reconhecer, descobrir novos talentos e valorizando escritores. O evento acontece todo ano e premia obras inéditas produzidas por autores brasileiros ou estrangeiros redigidos em português.  A seleção é dividida em sete categorias: Romance, Conto, Poesia, Crônica, Ensaio, Literatura Infanto-Juvenil e Teatro.

De acordo com a presidente  Juçara Valverde, o Concurso Internacional de Literatura é abrangente, porque premia livros inéditos e publicados em anos alternados. “ Em língua portuguesa recebemos escritores de vários países e de povos  que falam a nossa língua. No ano passado tivemos autores premiados residentes na Inglaterra, Canadá, França e Japão”, explica Valverde.

O Concurso atraiu a participação de autores de diversas regiões brasileiras e também do exterior e foi aberto ao público em março desse ano.

 Alguns vencedores

 O vencedor do Prêmio José de Alencar, da categoria Romance, foi o escritor Celso Kallarrari do Mato Grosso do Sul, com o livro Desgrandeza.

Na categoria conto, o Prêmio Humberto De Campos foi dado ao Paulista André Telucazu Kondo com os Contos Do Sol Poente.

Já em Poesia, o Prêmio Vicente De Carvalho foi dado ao escritor piauiense Carlos Nathan Souza Soares com poesia de Semântica Das Aves.

João Paulo Hergesel foi o contemplado na categoria Literatura Infantil,com o Prêmio Ganymedes José com o livro A Casa 66 .

Na categoria teatro, o vencedor foi Eduardo Aleixo Monteiro com Prêmio Martins Pena com sua obra A Escola De Magistratura.

O Prêmio Alejandro Cabaça ficou com o gaúcho Athos Ronaldo Miralha Da Cunha, por sua Crônica Sofrendo Em Paris.

Ensaios E Outros Ensaios do carioca Pedro Diniz De Araújo Franco ganhou o Prêmio Vianna Moog na categoria ensaio.

Expectativa da premiação

Para o escritor Celso Kallarrari, a expectativa para o evento de premiação é bem grande. “A premiação do Concurso traz ao cenário literário brasileiro autores internacionais e de vários estados brasileiros”, diz.

O escritor  André Telucazu Kondo recebe o Prêmio Humberto de Campos pela terceira. A primeira foi para Contos do Sol Renascente, como livro inédito (2º lugar com Menção Especial). Após o lançamento da obra, ela foi novamente premiada, desta vez com o 1º lugar para livros publicados de contos. Na edição deste ano, ele foi novamente o vencedor com a obra inédita “Contos do Sol Poente”, que está sendo traduzida para o japonês.

“Com certeza, as premiações da UBE-RJ são muito importantes para a minha carreira literária, por isso, estarei novamente no Rio para agradecer por mais estas alegrias literárias que esta tão renomada entidade literária me proporcionou”, diz André.

 

Por

Comentários estão fechados.