UBE vai premiar os ganhadores do Concurso Internacional de Literatura

A cerimônia será na Academia Brasileira de Letras, no mês de outubro

A União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, (UBE- RJ), premiará no próximo dia 27 de outubro na Academia brasileira de letras, os ganhadores do concurso internacional de literatura, edição 2017. O concurso tem o objetivo de reconhecer, descobrir novos talentos e valorizando escritores. O evento acontece todo ano e premia obras inéditas produzidas por autores brasileiros ou estrangeiros redigidos em português.  A seleção é dividida em sete categorias: Romance, Conto, Poesia, Crônica, Ensaio, Literatura Infanto-Juvenil e Teatro.

De acordo com a presidente  Juçara Valverde, o Concurso Internacional de Literatura é abrangente, porque premia livros inéditos e publicados em anos alternados. “ Em língua portuguesa recebemos escritores de vários países e de povos  que falam a nossa língua. No ano passado tivemos autores premiados residentes na Inglaterra, Canadá, França e Japão”, explica Valverde.

O Concurso atraiu a participação de autores de diversas regiões brasileiras e também do exterior e foi aberto ao público em março desse ano.

 Alguns vencedores

 O vencedor do Prêmio José de Alencar, da categoria Romance, foi o escritor Celso Kallarrari do Mato Grosso do Sul, com o livro Desgrandeza.

Na categoria conto, o Prêmio Humberto De Campos foi dado ao Paulista André Telucazu Kondo com os Contos Do Sol Poente.

Já em Poesia, o Prêmio Vicente De Carvalho foi dado ao escritor piauiense Carlos Nathan Souza Soares com poesia de Semântica Das Aves.

João Paulo Hergesel foi o contemplado na categoria Literatura Infantil,com o Prêmio Ganymedes José com o livro A Casa 66 .

Na categoria teatro, o vencedor foi Eduardo Aleixo Monteiro com Prêmio Martins Pena com sua obra A Escola De Magistratura.

O Prêmio Alejandro Cabaça ficou com o gaúcho Athos Ronaldo Miralha Da Cunha, por sua Crônica Sofrendo Em Paris.

Ensaios E Outros Ensaios do carioca Pedro Diniz De Araújo Franco ganhou o Prêmio Vianna Moog na categoria ensaio.

Expectativa da premiação

Para o escritor Celso Kallarrari, a expectativa para o evento de premiação é bem grande. “A premiação do Concurso traz ao cenário literário brasileiro autores internacionais e de vários estados brasileiros”, diz.

O escritor  André Telucazu Kondo recebe o Prêmio Humberto de Campos pela terceira. A primeira foi para Contos do Sol Renascente, como livro inédito (2º lugar com Menção Especial). Após o lançamento da obra, ela foi novamente premiada, desta vez com o 1º lugar para livros publicados de contos. Na edição deste ano, ele foi novamente o vencedor com a obra inédita “Contos do Sol Poente”, que está sendo traduzida para o japonês.

“Com certeza, as premiações da UBE-RJ são muito importantes para a minha carreira literária, por isso, estarei novamente no Rio para agradecer por mais estas alegrias literárias que esta tão renomada entidade literária me proporcionou”, diz André.

 

Por

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e