Tire suas dúvidas sobre o que é SEO?

Pensando nisso, elaboramos um guia completo para esclarecer de uma vez por todas as suas dúvidas e deixar você por dentro de tudo que acontece na internet

De um tempos para cá, com certeza, você já ter ouvido falar sobre o que é SEO e busca orgânica. Essas três letras invadiram a internet e tomaram conta de diversos segmentos publicitários, jornalísticos e comercial. Por isso, muitas pessoas se perguntam o que são essas estratégias e, de fato, quais são os seus resultados.

Pensando nisso, elaboramos um guia completo sobre o Search Engine Optmization, para esclarecer de uma vez por todas as suas dúvidas e deixar você por dentro de tudo que acontece na internet.

O que é busca orgânica?

Chamamos de tráfego orgânico toda a movimentação que leva clicks para o seu site, que não são gerados por meio de anúncios. Quando falamos sobre a busca orgânica, estamos nos referindo às pesquisas que milhares de pessoas fazem a todo instante no Google e resultam em diversas páginas.

É muito comum para qualquer pessoa, clicar nos sites que aparecem nas primeiras páginas do Google. Por esse motivo, estar entre os primeiros, com certeza, gerarão mais visitas para o seu site e, por consequência —  nos casos de e-commerces, principalmente — mais lucros para o seu negócio.

Lembrando que, a busca orgânica é um investimento mais econômico do que os anúncios, já que contratar uma agência especializada em SEO é mais barato do que a contratação de campanhas ou performances na internet.

Quais são os fatores que influenciam o rankeamento?

Hoje em dia, todas as empresas estão na internet, seja por meio das redes sociais, aplicativos ou lojas virtuais. Por isso, a concorrência é bastante ampla e estar entre os primeiros não é uma tarefa fácil. Sendo assim, o Google prioriza alguns sites e os coloca em entre os principais resultados de busca e, acredite, estar entre eles pode ser mais complicado do que se imagina.

Existem fatores que auxiliam no rankeamento e é nesses pontos que as estratégias de SEO entram. Listamos alguns deles e vamos explicá-lo de acordo com suas categorias.

On-Page

O Google utiliza de diversos algorítimos para avaliar os sites antes de mostrá-los como resultados de busca. Um deles é garantir que a página seja confortável para o cliente —  seja via mobile ou via desktop — e que está de acordo com os padrões exigido pelo buscar.

As estratégias de on-page conseguem simular o robô do Google e identificar possíveis falhas no seu site. São diversas ferramentas capazes de analisar de a estrutura da página está correta, se os clientes conseguem navegar tranquilamente e ainda verificam quanto tempo o usuário permanece em cada página.

Por esse motivo, ter um site responsivo, amigável e com um layout bacana sempre traz mais sucesso para o seu negócio. Com as estratégias e ferramentas de SEO, você garante que tudo esteja de acordo com as exigências do Google e ficará muito mais fácil aparecer entre os primeiros.

Produção de conteúdo

Muitos acham que basta produzir textos com assuntos específicos para ter um bom rankeamento do Google. No entanto, há um trabalho gigantesco por trás da produção de conteúdo e são essas estratégias que garantem boas posições.

Primeiramente, é necessário analisar quais são as palavras que mais possuem volume de busca e, baseando-se nelas, planejar como o conteúdo será produzido. Por incrível que pareça, “cursos de inglês” e “escolas de inglês” são termos bastante diferentes e podem trazer resultados distintos.

Além disso, o Google também analisa a escaneabilidade do conteúdo. Por isso, é necessário saber onde posicionar e em qual quantidade utilizar essas palavras, criar parágrafos e títulos com tamanhos específicos e desenvolver conteúdos originais, escritos corretamente de acordo com o padrão da Língua Portuguesa.

Link Building

As estratégias de Link Building têm como objetivo aumentar a autoridade de domínio do seu site, divulgando links em outras páginas. Com isso, além de mais credibilidade, você também atrai mais tráfego orgânico e promove um posicionamento melhor.

No entanto, são necessárias algumas ferramentas específicas para analisar se determinado site tem uma autoridade de domínio boa, afinal, ao mesmo tempo que o Link Building pode auxiliar você, também pode prejudicar.

Mensuração de resultados

Após todos esses processo é necessária a análise de todos os resultados, sempre comparando com o mês anterior para estar em constante evolução. O SEO é um trabalho cíclico e que nunca acaba. Palavras novas vão surgindo, assim como novas tecnologias para sites.

E claro, o Google também cria atualizações inesperados, que só as agências especializadas em SEO conseguem acompanhar! Por isso, entenda que mais que um investimento, essas estratégias são patrimônios para o seu negócio e proporcionarão lucros incríveis a você!

Por

Webjornal O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

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