SP: Metrô e CPTM substituem bilheterias por autoatendimento e aplicativo

O embarque com cartões de transportes, como o Bilhete Único e o cartão Bom, continua funcionando normalmente nas catracas de acesso às estações

A partir desta sexta-feira (22), as bilheterias das estações Belém, da linha 3-vermelha do Metrô, e Granja Julieta, da linha 9-esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) deixarão de funcionar.

A partir de agora, os usuários do transporte público deverão utilizar bilhetes digitais com QR Code que podem ser comprados por aplicativo de celular, em máquinas de autoatendimento instaladas nas estações e em pontos comerciais no entorno das estações.

O embarque com cartões de transportes, como o Bilhete Único e o cartão Bom, continua funcionando normalmente nas catracas de acesso às estações.

A substituição das bilheterias tradicionais faz parte da terceira etapa do plano piloto de modernização dos meios de pagamento nos transportes iniciada pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) em 2019. A ideia é que até 2022 todas as estações do Metrô e da CPTM passem a funcionar nesse modelo.

“Nesse momento de adaptação, daremos todo apoio aos passageiros por meio das equipes do ‘Posso Ajudar’, orientando sobre os canais digitais e máquinas de autoatendimento, assim como sobre os pontos de venda no entorno das estações”, explicou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, em nota.

“Importante destacar que o processo de digitalização permite a compra antecipada dos bilhetes QR Code em locais próximos às residências ou durante o trajeto até a estação, além de ter à disposição meios digitais como o aplicativo TOP e WhatsApp.”

Como comprar os novos bilhetes do Metrô e CPTM?

O bilhete unitário digital, que substituirá o físico, poderá ser comprado pelo aplicativo TOP, que funciona com um “QR Code”.

A passagem pode ser adquirida pelo celular ou ser comprada e impressa nas máquinas de autoatendimento nas estações do Metrô e da CPTM – modalidade disponível desde dezembro de 2020.

A secretaria de Transportes Metropolitanos trabalha no credenciamento de estabelecimentos fora das estações para a venda dos bilhetes. Os locais que fazem a venda do Bilhete Digital QR Code podem ser consultados no site boradetop.com.br e são sinalizados com materiais de comunicação “Aqui tem TOP”.

Onde comprar os bilhetes:

  • WhatsApp oficial TOP (11 3888-2200)
    Compra de até 5 bilhetes por transação. Forma de pagamento: PIX
  • Aplicativo TOP (disponível para Android e iOS)
    Forma de pagamento: Crédito, Débito (consulte no app as bandeiras aceitas)
  • Máquinas de Autoatendimento (ATM)
    Forma de pagamento: Débito
  • Estabelecimento Comerciais Parceiros
    Forma de pagamento: Débito, Crédito, Dinheiro (consulte no local a forma aceita)

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