Sopas da Itália: aveludada de grão-de-bico e bacalhau

Uma receita fácil que une a delicadeza do grão-de-bico com o intenso sabor do bacalhau. Pode ser servida como uma entrada e é perfeita para o período natalino.

Dificuldade: fácil

Preparação: 40 min

Ingredientes para 4 pessoas

500 g de grão-de-bico – 4 pedaços de bacalhau de 100 g – 4 fatias de pão dormido – 250 ml de caldo vegetal – uma colher de sopa de manteiga – 1 cebola – 1 ramo de aipo – 1 cenoura – louro, alecrim e sal a gosto – 1 dente de alho – 1 pitada de pimenta-do-reino – azeite de oliva a gosto

Preparação:

O grão-de-bico e o bacalhau devem ser colocados de molho ao menos 12 horas antes da preparação. Em uma panela grande, derreta a manteiga e junte a cebola, a cenoura e o aipo cortados em cubos pequenos. Deixe fritar um pouco. Junte o grão-de-bico, a pimenta e o alecrim. Junte o caldo vegetal e deixe tudo cozinhar por 30 minutos em fogo médio.
Enquanto o grão-de-bico cozinha, nos dedicamos ao bacalhau: em uma panela cheia d’água com o louro, comece a cozinhar o peixe em fogo baixo por 20 minutos. Tenha cuidado para que o bacalhau não se despedace.
Leve ao forno por 10 minutos, o pão dormido, dourando os dois lados na função grill.

Prepare o molho à base de azeite, alho amassado e alecrim. Passe com um pincel sobre as fatias do bacalhau, depois que foram cozidos e escorridos.
Passe o grão-de-bico em um liquidificador, deixando um creme. Se preferir pode deixar alguns inteiros, ao seu gosto. Sirva a aveludada ainda quente nos pratos, colocando uma fatia de bacalhau e o pão tostado.

Por

Andréia Nakasato, jornalista e fotografa no Brasil. Moro na Itália há 7 anos. País que me apaixonei pela cultura, pela língua e paisagens. Colaborei com alguns jornais locais da região. Amo meus filhos, cinema, vinho e gastronomia.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e