Os animais domésticos, como os cães e os gatos também estão sujeitos a doenças causadas por vírus. Para preveni-las e cuidar da saúde dos pets, o melhor a se fazer é manter as vacinas em dia. Não somente a antirrábica, mas também a vacina polivalente e a de gripe.
Apesar de ser bastante divulgado o quanto algumas doenças são prejudiciais aos cães e gatos, podendo inclusive levá-los a morte, alguns proprietários ainda têm receios e deixam de vaciná-los ou aplicam-lhes somente as doses iniciais indicadas a filhotes. No entanto, o esquema de vacinas precisa ser repetido todos os anos.
Por que vacinar?
Além de vírus, muitas vacinas para animais domésticos protegem também contra bactérias e micro-organismos prejudiciais. Dependendo da doença, um cão ou gato contaminado pode passar para outros pets que vivem na mesma casa e até para animais da vizinhança.
Nos cães, as doenças com maior índice de mortalidade são a cinomose, a parvovirose, a raiva e a leptospirose. Nos gatos, a leucemia felina, a raiva e a panleucopenia. Todas são facilmente prevenidas com a vacinação.
Outro motivo para vacinar os pets está ligado ao risco de transmitir a doença não apenas para outros animais, mas também para seres humanos. A raiva e a leptospirose, por exemplo, podem ser transmitidas para as pessoas.
Prevenir é melhor do que remediar
Muitas pessoas acabam deixando as vacinas de lado com a teoria de que existe tratamento para a doença ou que o pet foi protegido quando era filhote. E mesmo que ele tenha recebido vacinas anteriormente, uma única dose não é o bastante para o resto da vida. E cresce a importância da imunização quando se trata de animais que passeiam e saem às ruas.
É verdade que já existe tratamento para muitas enfermidades, porém, seu foco está nos sintomas. Para garantir ao animal a melhor qualidade de vida possível, a vacinação é uma das melhores saídas, somente ela evita problemas irreversíveis.
Assim, a ideia de que prevenir é melhor do que remediar é bastante válida no caso da saúde de cães e gatos. Inclusive porque o gasto com um tratamento pode ser muito maior do que com as vacinas.
Vacinas importantes para os cães
Os cães começam a ser vacinados aos 45 dias de vida, recebendo a primeira dose da vacina polivalente. É necessário aplicar mais duas doses, com intervalo de cerca de um mês entre cada uma. Terminadas as doses de polivalente, é aplicada a vacina contra a raiva.
A partir daí, ambas as vacinas devem ser repetidas todo ano, uma dose de cada. Além da polivalente e da antirrábica, é interessante também aplicar a vacina contra a gripe canina e a contra giárdia.
As vacinas polivalentes, chamadas de V8 e V10, protegem os cachorros de sete doenças: hepatite canina, leptospirose, parainfluenza, parvovirose, cinomose, adenovirose e coronavirose.
Resumindo, seu cão deverá tomar todos os anos:
? Vacina antirrábica;
? Vacina polivalente;
? Vacina contra gripe canina,
? Vacina contra giárdia.
Para acompanhar e não esquecer as datas, a dica é manter uma carteirinha de vacinação organizada e pedir que o veterinário envie um lembrete próximo à data de revacinação.
Vacinas importantes para os gatos
Os gatos começam a ser imunizados a partir dos dois meses de idade. Recebem a vacina quádrupla (V4) e a antirrábica. Depois da primeira dose, devem, ainda filhotes, receber mais duas doses da vacina V4. Após essa proteção, recebem a primeira vacina contra a raiva.
Assim como ocorre com os cães, os gatos também precisam repetir as doses da antirrábica e da V4 uma vez por ano. Em alguns casos é recomendado aplicar a vacina V5, que inclui a proteção contra leucemia felina.
As vacinas V4 incluem a proteção contra as seguintes doenças: rinotraqueíte, clamidiose, panleucopenia e calicivirose.
Resumindo, os gatos precisam receber as seguintes vacinas:
? Antirrábica,
? Quádrupla ou Quíntupla (V4 ou V5).
Assim como no caso dos cachorros, mantenha a carteira de vacinação do seu gato organizada e leve-o todos os anos para reforçar as doses das vacinas.
Vacinar seu pet, seja ele um cão ou gato, é essencial para garantir a saúde do animal e de toda a família. Consulte seu veterinário de confiança e mantenha todas as vacinas em dia!