Sabores orientais na Itália: Arroz à Cantonese

Essa receita é muito difusa nos restaurantes chinesas na Itália. Mas, como se pode imaginar, é um prato adaptado aos gostos locais. Podemos dizer que é uma versão ocidental do tradicional chào fàn (arroz frito), muito mais rica e articulada na sua versão oriental.

Dificuldade: fácil
Preparação: 40 min

Ingredientes para 4 pessoas

250 g de arroz branco – 1 colher de chá de sal grosso – 500 ml de água – 250 g de ervilha – 125 g de presunto cozido cortados em cubos – 100 g de cebolinha cortada fina – 3 ovos – 6 colheres de óleo – 3 colheres de molho de soja – sal fino a gosto

Preparação:

Lave muito bem o arroz com água fria. Leve-o para uma panela e junte água ao dobro do volume do arroz. Junte sal, tampe e deixe cozinhar em fogo médio por 10 minutos, ou até que o arroz absorva toda a água. Bata os ovos. Esquente 3 colheres de óleo em um wok e jogue os ovos mexendo por 2 minutos.
Transfira o arroz em uma vasilha e deixe esfriar. Esquente no fogo alto outras 3 colheres de óleo e junte a cebolinha, deixando fritar por 2 minutos. Junte o presunto e mexa por mais 2 minutos. Una a ervilha e por mais 2 minutos continue a mexer. Verse o molho de soja, mexa ainda. Coloque o arroz e faça-o fritar a fogo alto, junto aos outros ingredientes, depois retire o wok do fogo e una o ovos mexidos. Mexa muito bem, ajuste o sal se necessário e sirva a seguir.

Por

Andréia Nakasato, jornalista e fotografa no Brasil. Moro na Itália há 7 anos. País que me apaixonei pela cultura, pela língua e paisagens. Colaborei com alguns jornais locais da região. Amo meus filhos, cinema, vinho e gastronomia.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e