Sabores Franceses na Itália: sopa de cebolas “Soup à l’oignoin”

Essa é uma das receitas francesa mais conhecidas no exterior. De origem popular e pobre, se trata de uma sopa realizada principalmente de cebolas. Seguramente como hoje, se é evoluía e elegante.

Dificuldade: fácil
Preparação: 20 min + cozimento 60 min

Ingredientes para 4 pessoas

5 cebolas grandes fatiadas – 50g mais 2 colheres de manteiga sem sal – 8 colheres de sopa de azeite – duas folhas secas de louro – 1 xícara de vinho branco seco – 2 cálices de vinho do porto – Pimenta-do-reino branca a gosto – sal a gosto – 1 pitada de açúcar – 1,5 litro de – caldo de galinha (de preferência caseiro) – 8 fatias grandes de pão de casca dura – mostarda suficiente para passar no pão – 2 e ½ xícaras de queijo gruyére ralado

Preparação:

Ponha as cebolas numa assadeira com o vinho branco e duas colheres de manteiga. Asse até amolecer bem. Derreta a manteiga restante com o azeite numa caçarola grande o suficiente para conter o caldo. Junte as cebolas, a pitada de açúcar e refogue mexendo sempre, para caramelar. Tempere com sal e pimenta, adicione as folhas de louro. Refogue mais um pouco e junte o caldo de galinha e o vinho do porto.Torre as fatias de pão (sem deixar escurecer), enquanto a sopa ferve, por uns 15 minutos, Tire do forno (deixe o forno ligado, aquecido). Passe uma camada fina de mostarda na torrada e cubra com o queijo gruyère ralado.

Desligue o fogo, descarte o louro e transfira a sopa para travessas individuais que possam ir ao forno. Sobre cada uma ponha uma torrada. Leve ao forno a sopa com a torrada por 10 minutos, até derreter o queijo. Sirva em seguida com torradas extras à parte, se quiser.

Por

Andréia Nakasato, jornalista e fotografa no Brasil. Moro na Itália há 7 anos. País que me apaixonei pela cultura, pela língua e paisagens. Colaborei com alguns jornais locais da região. Amo meus filhos, cinema, vinho e gastronomia.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e