Sabores da Itália: Salada de frutos do mar com rúcula selvagem

Essa receita usada tradicionalmente como entrada na Itália, pode ser perfeitamente servida nos dias mais quentes no Brasil. O importante é que os frutos do mar sejam frescos, para que o sabor fique perfeito.

Dificuldade: fácil
Preparação: 25 min

Ingredientes

120 g de camarão rosa limpo fresco – 160 g de polvo cozido – 300 g de lula fresca limpa – 1 limão siciliano – 80 ml de azeite extra virgem – 80g de tomate sem pele e sem semente cortado em cubos – 40 g de tomate cereja – 40 g de rúcula selvagem – manjericão – salsinha picada – sal

Preparação

Vinagrete: Em um bowl coloque o azeite, o suco de ½ limão siciliano, sal, manjericão e salsinha. Emulsione o molho com um batedor até ficar bem cremoso.

Salada: Coloque uma panela com água para ferver com uma pitada de sal e o suco de meio limão. Assim que água ferver coloque o polvo cozido e o camarão. Deixe levantar fervura e junte a lula cortada em pedacinhos. Assim que começar a ferver novamente escorra e tempere com o vinagrete e adicione o tomate em cubos e o tomate cereja.
No centro de um prato fundo, coloque a rúcula selvagem, disponha os frutos do mar, junte o vinagrete mediterrâneo, raspas de limão siciliano e um pouco de pimenta do reino branca moída na hora. A salada pode ser servida com uma torrada de pão italiano bem fina.

Por

Andréia Nakasato, jornalista e fotografa no Brasil. Moro na Itália há 7 anos. País que me apaixonei pela cultura, pela língua e paisagens. Colaborei com alguns jornais locais da região. Amo meus filhos, cinema, vinho e gastronomia.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e