Sabores da Italia: Salada de arroz preto de venere

Print page

Ainda em Ustica, experimentei esse prato que me surpreendeu. Já havia provado o arroz preto de venere em outras ocasiões e sempre fiquei um pouco reticente em escrever uma receita aqui, pois nenhuma delas me fez apreciar o sabor diferente desse arroz. Nessa salada de verão, ele fica perfeito, fresco, nutritivo, saboroso e colorido!

Dificuldade: fácil
Preparação: 40 min

Ingredientes para 4 pessoas

Arroz preto venere 200 g – 200 g de cenouras – 100 g de ervilhas congeladas – 150 g de tomates cereja – 40 g de germe de soja – 3 folhas de menta – 150 g de maçã

Para o molho: 1/2 limão – 35 ml de azeite de oliva – sal a gosto – pimenta-do-reino a gosto

Preparação:

Cozinhe o arroz em água fervente com sal pelo tempo indicado na embalagem. Descasque a cenoura e passe-a no ralador largo. Lave e enxugue a maçã e corte-a em cubos pequenos sem descascá-la. Lave os tomates e corte-os. Enxágue os germes de soja e deixe-os à parte. Ferva as ervilhas por 5 minutos e depois passe-as em água fria para parar o cozimento. Faça o mesmo com o arroz. Nesse momento, junte todos os ingredientes em uma vasilha grande e misture tudo muito bem, misturando inclusive o molho e as folhas de hortelã. Se for da sua preferência podem ser colocadas frutas secas como passas, ou algo crocante como amêndoas, etc. Sirva fria.

 

Por

Andréia Nakasato, jornalista e fotografa no Brasil. Moro na Itália há 7 anos. País que me apaixonei pela cultura, pela língua e paisagens. Colaborei com alguns jornais locais da região. Amo meus filhos, cinema, vinho e gastronomia.

Comentários estão fechados.