Sabores da Itália: massa de pizza caseira margherita

Fui um pouco reticente em escrever uma receita de pizza, pois a diferença que encontrei na massa e sabores entre Itália e Brasil sempre foi considerável. Porém, percebi, durante viagens dentro da Itália, que existe uma grande diferença também aqui, dependendo da região em que você se encontra. Então, resolvi escrever uma receita adaptada aos ingredientes do Brasil.
A pizza Margherita foi criada em 1889 durante a visita da rainha Margherita de Savóia a Nápoles e se tornou a preferida da monarca. O tomate, a muçarela e o manjericão foram colocados na receita para a representação das cores da bandeira italiana.

Dificuldade: fácil
Preparação: 1h 45 min

Ingredientes para 4 pessoas

740 g de farinha de trigo (6 de chá xícaras de farinha de trigo) – 20 g fermento biológico seco ( 2 colheres de sopa ) – 2 colheres de chá de açúcar – 2 colheres de chá de sal – 2 1/2 xícaras de chá de água morna – 1/4 xícara de chá de azeite – farinha de trigo para polvilhar a bancada – azeite para untar a tigela.
Para o recheio de muçarela: 150 g de queijo muçarela ralado grosso – 90 g de tomates grape cortados ao meio – 1/4 xícara de molho de tomate caseiro para pizza – folhas de manjericão a gosto – farinha de trigo e fubá para polvilhar

Preparação

Numa tigela, misture o fermento e o açúcar. Regue com a água morna e, com uma colher, misture bem para dissolver. Deixe em temperatura ambiente até espumar cerca de 5 minutos. Enquanto isso, na tigela da batedeira, misture a farinha com o sal e abra um buraco no centro. Separe uma tigela ou outro recipiente grande e unte com 2 colheres (sopa) de azeite, pois ela tem que ter espaço suficiente para a massa crescer bastante.
Assim que espumar, despeje a mistura de fermento no centro da tigela com farinha. Adicione ¼ de xícara (chá) de azeite e misture, com uma espátula, apenas para incorporar.
Para sovar a massa: encaixe a tigela na batedeira com o gancho; comece a bater em velocidade baixa por 5 minutos; aumente a velocidade, aos poucos, para alta e deixe bater por mais 15 minutos até formar uma massa lisa ela vai descolar da lateral da tigela e formar uma bola no gancho da batedeira.
Com as pontas dos dedos (ou uma espátula), desgrude a massa da tigela da batedeira e transfira para o recipiente untado com azeite. Cubra com filme e deixe descansar por 1 hora, até crescer e dobrar de volume.
Quando faltar 30 minutos para completar o tempo de crescimento da massa, preaqueça o forno a 250 ºC (temperatura alta). Se for utilizar uma assadeira de pedra sabão, coloque-a dentro do forno ainda frio para aquecer desde o início, caso contrário, ela pode rachar com o choque térmico.
Polvilhe uma bancada lisa com farinha de trigo; transfira a massa de pizza para a bancada e, com uma espátula (ou faca), divida em 4 porções. Utilize a seguir ou, se preferir, embale individualmente com filme e armazene na geladeira por 3 dias ou no congelador por até 1 mês.
OBS: se a massa estiver no congelador, deixe descongelar em temperatura ambiente por cerca de 2 horas antes de usar; se estiver na geladeira, deixe em temperatura ambiente por 30 minutos antes de usar.

Para o recheio de muçarela
Com uma colher, espalhe o molho de tomate deixando cerca de 1 cm de borda da massa livre. Polvilhe a muçarela ralada e disponha os tomates. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 15 minutos até o queijo derreter e a massa dourar. Se o seu forno tiver a opção grill, deixe a pizza assar por 10 minutos em forno alto e mais 2 minutos no grill, até formar uma bordinha crocante e dourada.

Por

Andréia Nakasato, jornalista e fotografa no Brasil. Moro na Itália há 7 anos. País que me apaixonei pela cultura, pela língua e paisagens. Colaborei com alguns jornais locais da região. Amo meus filhos, cinema, vinho e gastronomia.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e