Sabores brasileiros que vieram da Itália: Minestrone clássico

Na Itália existem muitas maneiras de preparar as sopas. As mammas italianas são bastantes criativas, mas usam sempre a mesma base: caldo de carne e legumes. Confira essa receita bem tradicional, que ao final pode ser regada ao azeite de oliva e polvilhada com queijo parmesão.

Dificuldade: fácil
Preparação: + 2 horas

Ingredientes para 6 porções

½ xícara (chá) de feijão-branco – 3 colheres (sopa) de azeite – 1 colher (sopa) de manteiga – 1 cebola picada – 1 cenoura cortada em cubos – 1 talo de salsão cortado em rodelinhas – 1 batata cortada em cubos – ½ xícara (chá) de vagem cortada em rodelinhas – 1 abobrinha com casca cortada em cubos – ½ xícara (chá) de repolho ralado – 1 litro de caldo de carne – ½ lata de tomate italiano sem pele – sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto – ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Preparação:

Numa tigela, coloque o feijão branco e cubra com o triplo de água. Deixe de molho por 12 horas.

Lave a cenoura, o salsão, a vagem e a abobrinha sob água corrente.
Numa tábua, pique os legumes e o tomate italiano. Reserve o suco da lata do tomate.
Numa panela grande, aqueça o azeite e a manteiga no fogo baixo. Quando esquentar, coloque a cebola picada e mexa até ficar dourada. O segredo para preparar o minestrone é não colocar todos os ingredientes na panela ao mesmo tempo, pois cada legume tem o seu tempo de cozimento. Aumente o fogo para médio e acrescente os legumes na seguinte ordem: a cenoura picada, a batata em cubos, a vagem picada, a abobrinha em cubos e o repolho ralado.  Junte o caldo de carne, o tomate italiano picado e o suco da lata.

Se estiver usando caldo em cubo, experimente antes de temperar com sal. Aumente o fogo e deixe ferver. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 1 hora e 30 minutos.
Escorra a água do feijão branco e lave-o sob água corrente. Transfira para uma panela e cubra com água. Leve ao fogo alto e, quando ferver, abaixe o fogo. Tampe a panela e deixe cozinhar por 1 hora ou até que o feijão esteja cozido, porém os grãos não devem estar moles. Escorra a água e reserve o feijão.
Na panela com a sopa, acrescente o feijão e deixe cozinhar por mais 30 minutos. O minestrone é uma sopa grossa, porém, se você desejar uma sopa mais fina, acrescente mais caldo de carne.

No momento de servir, polvilhe a sopa quente com o queijo ralado.

Por

Andréia Nakasato, jornalista e fotografa no Brasil. Moro na Itália há 7 anos. País que me apaixonei pela cultura, pela língua e paisagens. Colaborei com alguns jornais locais da região. Amo meus filhos, cinema, vinho e gastronomia.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e