Sabores Árabes na Itália: Babaganoush

Babaganoush é um delicioso creme à base de polpa da berinjela e tahine (pasta de gergelim), que se parece com o humus. Receita popular, original do Oriente Médio é difusa também no norte da Africa, fica pronta rapidamente. Uma entrada de sabor único perfeita para abrir um almoço ou jantar.

Dificuldade: fácil
Preparação: 90 min

2 berinjelas – 1/4 xícara (chá) de azeite – suco de 1 limão – 2 dentes de alho amassados – 2 colheres (sopa) de tahine – sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparação:

Antes de começar, é preciso higienizar a berinjela antes de usá-la.
Coloque a berinjela inteira e sem descascar em uma assadeira e leve ao forno médio. Retire do forno quando ela estiver bem macia. Com uma faca bem afiada e com cuidado para não despedaçar a berinjela, corte-a ao meio e, com uma colher, retire todo o seu interior e descarte a casca.
No liquidificador ou no processador de alimentos, coloque a berinjela, os alhos amassados, o azeite de oliva e o suco de limão. Bata por alguns minutos até que ela esteja bem triturada. Acrescente o tahine e os temperos. Misture bem até adquirir a consistência de uma pasta homogênea e lisa. Coloque em um recipiente com tampa e guarde na geladeira. Sirva gelado com torradinhas ou pão árabe caseiro.

 

Por

Andréia Nakasato, jornalista e fotografa no Brasil. Moro na Itália há 7 anos. País que me apaixonei pela cultura, pela língua e paisagens. Colaborei com alguns jornais locais da região. Amo meus filhos, cinema, vinho e gastronomia.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e