Risotos da Itália: risoto de camarão com abobrinha

Esta receita de risoto é um clássico da cozinha italiana. Rápida, delicada e cremosa, equilibra o sabor do mar com o da horta. Com ingredientes simples, temos um prato leve e saboroso.

Dificuldade: média
Preparação: 30 min

Ingredientes para 8 porções

3 xícaras de arroz de risoto – 2 abobrinhas em cubos – 1 cebola em cubos – 500g camarão pequeno ou médio limpos (lave-os com limão e escorra) – 100g queijo parmesão ralado – 1 limão siciliano espremido – 1 colher de sopa de açafrão em pó – 1 colher de sopa de manteiga – 4 colheres de sopa de azeite extra virgem – 3 dentes alho amassados- 2 colheres de sopa de salsinha – 200ml de vinho branco – 1 colher de sopa de sal – 3 litros água filtrada

Preparação

Coloque a água para ferver em uma panela. Adicione o caldo de camarão na água fervente e deixe desmanchar. Corte o alho e cebola em cubos. Doure em outra panela com o azeite. Adicione o arroz e o vinho, deixe evaporar. Enquanto isto adicione o açafrão, o sal ao risoto e misture bem. Vá adicionando o caldo de camarão até cozinhar o arroz.
Adicione o caldo do limão siciliano. Nos minutos finais adicione a abobrinha em cubos e mexa bem. Adicione o camarão, misture e deixe por 6 min.
Coloque o queijo parmesão e a manteiga. Tempere e decore com salsa. Sirva ainda quente.

Por

Andréia Nakasato, jornalista e fotografa no Brasil. Moro na Itália há 7 anos. País que me apaixonei pela cultura, pela língua e paisagens. Colaborei com alguns jornais locais da região. Amo meus filhos, cinema, vinho e gastronomia.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e