Risotos da Itália: risoto de alho-poró

A base do risoto será sempre a mesma, o que muda é o recheio que você dá ao prato. O alho-poró tem um sabor característico, mas muito fácil de combinar com outros ingredientes. Ele harmoniza bem com outros legumes, carnes vermelhas e brancas e até mesmo frutos do mar. Os queijos também não ficam de fora das combinações.

Dificuldade: média
Preparação: 40 min

Ingredientes para 6 porções

12 xícaras de café (pequena) de arroz para risoto, pode ser o arbóreo ou Carnarolli – 100 ml de vinho branco seco – 1 litro de caldo de galinha ou legumes ferventes – 1 cebola picadinha – 4 colheres de sopa de manteiga ou azeite – Queijo parmesão ralado na hora

Preparação

Mantenha à parte o caldo de legumes ou galinha bem quente. Aqueça o azeite numa panela grande e refogue a cebola. Em seguida junte o arroz e frite rapidamente até ficar brilhante. Regue com o vinho branco seco e aguarde o álcool evaporar. Comece a regar o arroz com o caldo de legumes aos poucos, uma concha de cada vez. Quando o arroz começar a cozinhar adicione o alho poró e continue mexendo e acrescentando as conchas de caldo. O risoto deve ficar no ponto “al dente”. Desligue o fogo e coloque uma colher (sopa) de manteiga e mexa delicadamente. Por fim, coloque o parmesão ralado e sirva na hora.

Por

Andréia Nakasato, jornalista e fotografa no Brasil. Moro na Itália há 7 anos. País que me apaixonei pela cultura, pela língua e paisagens. Colaborei com alguns jornais locais da região. Amo meus filhos, cinema, vinho e gastronomia.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e