Rio amplia horário de operação do VLT

A circulação seguirá em nove paradas, partindo do Aeroporto Santos Dumont até a Parada dos Navios, próxima ao terminal de cruzeiros (altura do Armazém 4). O novo intervalo será de 15 minutos nos dois sentidos

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da Concessionária do VLT Carioca, informa que o horário de funcionamento do VLT Carioca foi ampliado a partir desta segunda-feira (27). O Veículo Leve sobre Trilhos, inaugurado no último dia 5 deste mês de junho,  funcionará das 10h às 17h, de segunda a sexta.

A circulação seguirá em nove paradas, partindo do Aeroporto Santos Dumont até a Parada dos Navios, próxima ao terminal de cruzeiros (altura do Armazém 4). Os intervalos de viagens serão reduzidos pela metade, devido ao aumento da frota em operação, que contará com quatro composições. O novo intervalo será de 15 minutos nos dois sentidos.

O VLT Carioca (Veículo Leve sobre Trilhos) integra a Operação Urbana Porto Maravilha. O novo modal está disponibilizando à à população e aos visitantes uma alternativa de mobilidade urbana inovadora e moderna no Centro e na Zona Portuária, além de criar um sistema que integra o centro financeiro e o corredor cultural aos demais modais.

Silencioso, o VLT é uma novidade para a população, por isso a prefeitura vem ressaltando a necessidade que pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas se adaptem ao convívio com este novo meio de transporte, deslocando-se sempre com atenção para evitar acidentes.

Confira algumas dicas simples divulgadas pela prefeitura:

Olhar para os dois lados ao atravessar a rua

Atenção ao atravessar a rua, cruzamentos ou calçadas que tenham trilhos do VLT. O veículo é silencioso e trafega nos dois sentidos.

Respeitar a sinalização

Mesmo que não se aviste um veículo, o sinal vermelho deve ser respeitado. O VLT tem prioridade no semáforo e funciona 24h por dia.

Manter o cruzamento livre

O veículo ou pedestre pode estar sobre a linha de um VLT sem perceber. É preciso ter atenção em todos os cruzamentos.

Ter cuidado com as crianças

Pais ou responsáveis devem sempre segurar na mão das crianças. O VLT passa perto de calçadas e, em algumas áreas, até sobre os calçadões.

Atenção ao usar o celular

Falar ou trocar mensagens no celular pode distrair o pedestre. Como o VLT é silencioso, é preciso ter atenção.

Por

contato@oestadorj.com.br

Webjornal Oerj - O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e