Recife continua com risco muito alto para temporais

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), disse que este é um “momento extremamente desafiador” e o fenômeno é algo “completamente fora do normal”

A capital de Pernambuco pode voltar a registrar temporais ao longo da semana, após as fortes chuvas que deixaram, até o momento, 84 mortes no estado.

De acordo com o sistema do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), nove municípios da região metropolitana de Recife estão classificados com risco muito alto para chuvas e deslizamentos. Há possibilidade de que as chuvas se intensifiquem nos próximos dias.

De acordo com Giovani Dolif, coordenador de operações e modelagens substituto do Cemaden, a situação atmosférica segue instável como na semana passada, possibilitando a formação de núcleos de chuva forte.

“O mês de maio é quando começamos a ter um aumento significativo das chuvas no litoral de Nordeste que se estende até agosto. No Recife, já tivemos 600 mm de chuva em maio, o dobro da média para o mês. As chuvas da região são rápidas, mas concentradas, e se concentram entre a madrugada e o período da manhã”, explica.

Recife já estava em alerta para risco alto desde a segunda-feira passada (23). No sábado de manhã, o nível passou para muito alto. Na terça à tarde (24), o Cemaden emitiu um boletim geo-hidrológico sobre o risco alto de deslizamentos na Região Metropolitana do Recife no dia seguinte, em função do acumulado de chuvas nas 48 horas anteriores. A Defesa Civil Nacional também alertou para a possibilidade de chuvas intensas em todo o litoral do Nordeste.

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), disse que este é um “momento extremamente desafiador” e o fenômeno é algo “completamente fora do normal”.

“Cabe à gente poder trabalhar para reduzir os impactos das pessoas e poder cuidar da cidade”.

CNN

Por

contato@oestadorj.com.br

Webjornal Oerj - O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e