Receita paga 1º lote de restituição do IR nesta terça; veja o que fazer com o dinheiro

Os lotes do Imposto de Renda de 2022 serão liberados até 30 de setembro de 2022

A Receita Federal vai liberar o primeiro lotes de restituição do Imposto de Renda nesta terça-feira (31). Ao todo, R$ 6,3 bilhões serão restituídos a 3,38 milhões de contribuintes.

O valor recebido pode animar o contribuinte para consumo ou viagens, mas especialistas afirmaram que, em primeiro lugar, o recomendado é quitar aquela dívida que esteja pressionando o orçamento pessoal.

Dionatan Severo, gerente de negócios de investimento do Sicredi, sugere que o trabalhador tenha um planejamento financeiro e identifique se há empréstimos, boletos, faturas de cartão de crédito e contas em atraso que acumulam juros. “Pois, com o dinheiro na mão, aumenta o poder de negociação com os credores”.

Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontou que o Brasil tem o maior percentual de famílias endividadas (77,7%) desde o início da série histórica, em janeiro de 2010.

Por outro lado, Camilla Dolle, head de renda fixa do research a XP, recomenda que se a pessoa estiver endividada, mas os juros forem abaixo de 13% – porcentagem próxima à taxa básica de juros (12,75%) -, “às vezes faz sentido continuar com o débito e alocar o dinheiro no Tesouro Selic, para receber algum retorno e quitar a dívida ao longo do tempo”.

De todo modo, a especialista destacou que a maioria das dívidas tem taxas acima da Selic.

Após pagar as contas em atraso e sobrar algum dinheiro, Camilla aponta que criar uma reserva de emergência deve ser a segunda prioridade do brasileiro. E o valor guardado deve representar de seis a 12 meses de sua despesa básica, como aluguel, condomínio, financiamento, alimentação e contas de consumo.

Maitê Kattar, sócia e head de produtos da Monte Bravo Investimentos, aponta que, após guardar dinheiro e quitar os débitos, é importante investir o recurso restante. E, com o atual cenário econômico, ela sugere ativos atrelados à inflação.

“Caso o investidor não tenha dívidas caras para amortizar, o ideal é aportar 100% do recurso em novos investimentos, uma vez que os futuros dividendos tem potencial de agregar uma renda extra”.

Severo, do Sicredi, sugere outra opção para o uso da restituição: investimento em algum curso, treinamento para qualificação profissional ou desenvolvimento pessoal.

“Mas sempre observando a indicação de primeiramente manter as contas em dia e [ter] algum valor em investimentos”.

Outros lotes

Os lotes do Imposto de Renda de 2022 serão liberados até 30 de setembro de 2022. Dessa forma, a sócia da Monte Bravo Investimentos indica que independente do cenário econômico, o investidor deve optar por uma carteira “bastante” diversificada.

“Além disso, no Brasil, o cenário muda muito rápido, então o ideal é avaliar a alocação da carteira no momento do recebimento do recurso”, diz Kattar.

Por sua vez, Severo acredita que o importante é o investidor saber o seu perfil no mercado de ações. Para os conservadores (aqueles que consideram a segurança um ponto decisivo), ele recomenda alocar em produtos de renda fixa, em especial o LCA (Letra de Crédito do Agronegócio).

“Esses produtos possuem um retorno atrativo e são alternativas seguras para momentos de instabilidade do mercado”.

Já para investidores com perfil moderado (em que a segurança é importante, mas estão dispostos a assumir algum risco), o especialista sugeriu um portfólio balanceado em produtos de  baixo, médio e alto risco, composto por fundos de renda fixa indexados, multimercado e ações.

E para o perfil arrojado (aquele que assume mais risco em prol de retornos expressivos no longo prazo), o gerente do Sincredi indica a manutenção nas participações dos ativos de médio e alto risco que compõem a carteira.

As restituições do IRPF 2022 serão feitas em cinco lotes:

31 de maio de 2022;

30 de junho de 2022;

29 de julho de 2022;

31 de agosto de 2022;

30 de setembro de 2022

CNN

Por

contato@oestadorj.com.br

Webjornal Oerj - O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e