Quer safra boa e farta?

Para colher bons frutos é necessário plantar com boa semente e cuidar. A semente aqui é a sensibilidade e o cuidar as ações de empatia.

Ter sensibilidade para lidar com todos, satisfazer aos demais, tornar-se o líder do grupo graças a sua empatia, é a habilidade chave, principalmente para aqueles que lidam diretamente com o atendimento ao cliente e profissionais na área de prestação de serviços, pois cabe a esses profissionais identificar com empatia aquilo que seus clientes realmente necessitam.Para isso, a compreensão interpessoal e a empatia são fatores primordiais . Na verdade, a empatia se desenvolve com a prática, primeiro conscientemente (tomando notas do que o outro diz, escutando dúvidas e necessidades), e depois convertendo isso num hábito diário.

Outro aspecto é desesenvolver a habilidade de se colocar no lugar do outro afim de decodificar emoções e sentimentos. O exercício para isso é em primeira instância conhecer suas próprias emoções e sentimentos acerca das coisas. Pergunte também as pessoas em tom de interesse legítimo o que elas estão sentindo e aceite isso de coração aberto. 

Saia da defensiva consigo mesmo e abra seu coração ao outro e irá se surpreender com os resultados positivos que colherá. 

  

Por

* Cientista Social, Pesquisador e Consultor de Desenvolvimento Humano e Empresarial. Especilizações em Psicologia Social, Análise Transacional, Administração Mercadológica, Psicodrama e Dinâmica de Grupo. Autor de livro e de programas de treinamento comportamental, com reconhecimento científico a nível nacional.

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