Quais os perigos um pneu careca pode oferecer?

Os pneus são sem dúvidas um dos principais itens de segurança de um carro, responsável por garantir não somente a integridade física do motorista e dos passageiros, como também o bom funcionamento e a qualidade de direção de um veículo. E é por isso que devemos estar sempre atentos à qualidade e a validade deste componente, tendo sempre em mente quais os perigos que um pneu careca pode oferecer. 

Por ser o componente do automóvel que o coloca em contato direto com o solo, o pneu é um dos itens de destaque que ajudam a compor todo o bom funcionamento de um automóvel – até porque sem ele, o carro não vai à lugar algum. Os diversos tipos de modelos de pneus, indicados para diferentes tipos de carro, estão aí para comprovar a grande importância que este componente tem – seja para segurança ou para o conforto.

Sendo assim, confira agora quais os perigos que um pneu careca pode oferecer.

Tempo de resposta ao frear 

Como já se é de imaginar, quanto mais careca for um pneu, menor será a sua aderência ao solo – algo que é essencial para garantir um bom funcionamento na hora de uma frenagem, por exemplo. Pneus carecas tendem a percorrer uma distância muito maior do que os demais assim que os freios forem acionados – o que, evidentemente, pode facilmente acabar causando um acidente. 

Imagine, por exemplo, uma situação em que você está em uma rodovia de rápida direção e, devido à filas que se formam a sua frente, precisa frear bruscamente. Se o seu pneu estiver careca, o seu carro vai andar por mais alguns metros antes de parar completamente – o que pode acabar sendo o suficiente para que um grande acidente aconteça.

Aquaplanagem

Outro grande risco proporcionado pela direção de um carro com um pneu careca é referente a aquaplanagem, que acontece quando uma lâmina d’água se forma entre os pneus e o solo. Estando careca, ou seja, com a profundidade de sulcos insuficiente, o pneu não consegue expelir a água e o veículo acaba perdendo contato com o asfalto, fazendo com que ele deslize de uma maneira muito perigosa e descontrolada na pista.

A utilização de pneus carecas em dias chuvosos é sem sombra de dúvidas uma das coisas mais perigosas a se fazer no trânsito. Isso porque basta um momento em que você precisa fazer uma curva para simplesmente capotar, devido a lâmina d’água que impede o contato do pneu com o solo.

Estabilidade do veículo 

Quanto mais careca for um pneu, menos estável será a condição de direção de um automóvel. O simples fato de acelerar em uma pista, utilizando pneus carecas, pode acabar resultando em trepidações e barulhos nas rodas ou, até mesmo, em casos muito mais extremos, o rompimento do pneu como um todo – já que um pneu careca é um pneu muito mais frágil do que o comum.

Dica: pneus sustentáveis

Os pneus sustentáveis, popularmente conhecidos como pneus verdes, vem ganhando espaço na indústria automobilística já há alguns anos. Isso porque ele utiliza de óleo de laranja para a composição da borracha utilizada em seu pneu, o que faz com que ele não apenas seja menos agressivo à natureza, como também mantenha um bom desempenho nas estradas, sendo, inclusive, mais econômico do que boa parte dos pneus convencionais.

Embora o preço dos produtos seja um pouco mais alto que os “convencionais”, eles compensam no custo-benefício e também na vida útil. Sem falar em oferecer menos risco ao meio ambiente.

É possível encontrar pneus com bons preços através de lojas como a Pneu Store, por exemplo, que oferece cupons de desconto mensalmente para diversas categorias do site. Você pode conferir algumas opções aqui

Por

Webjornal Oerj - O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e