Quais cuidados tomar ao comprar empresas já falidas? 4 dicas essenciais

Pode parecer estranho, mas comprar empresa falida pode ser uma boa alternativa para quem quer investir ou mesmo começar um negócio. Confira como!

Assim como em qualquer negócio, existem vários riscos mas também diversas vantagens em comprar uma empresa em processo de falência. Se por um lado esta aquisição implica a responsabilidade de liquidar passivos para credores, por outro lado, pode ser uma grande oportunidade de abrir caminho para novos mercados e clientes.

Desde, é claro, que todo o processo seja conduzido com os cuidados necessários,

como uma pesquisa minuciosa, negociação com credores e obtenção de validações jurídicas.

Assim, separamos 4 dicas essenciais de tudo o que você precisa saber para comprar empresa falida. Acompanhe!

1. Entenda a real situação da empresa

Antes de comprar uma empresa em dificuldades, é importante compreender qual sua situação atual e isso implica conhecer dois conceitos básicos: falência e Insolvência.

A insolvência é o estado financeiro em que a pessoa ou empresa está inábil para pagar suas dívidas. Contudo, isso não pode ser, simplesmente declarado pela empresa, é preciso que existam alguns testes e uma declaração judicial para que a Insolvência seja constatada.

Por sua vez, a falência é um processo legal estabelecido quando uma pessoa ou empresa se encontra impossibilitada de pagar suas dívidas. Ou seja, a falência é o processo que resolve o problema da insolvência, é a declaração legal da inabilidade de pagar suas dívidas.

Esse processo oferece a empresa endividada, a oportunidade de encerrar suas atividades, causando o menor prejuízo possível aos seus credores.

2. Analise os riscos e vantagens de comprar empresa

Como já citamos, assim como outras formas de iniciar um negócio, comprar empresa falida pode ter vantagens e desvantagens e entender estes aspectos pode ajudar muito durante a transação, assim como garantir que você está realmente preparado para o negócio.

Confira agora algumas das principais vantagens e desvantagens de comprar empresa falida:

Vantagens de comprar empresa falida:

● São mais baratas que empresas “saudáveis”;

● Já possuem uma base de consumidores;

● Contam com a existência de ativos

Riscos de comprar empresa falida

● A incerteza que sua abordagem possa resolver os problemas da empresa;

● Necessidade de pagar sua parte imediatamente;

● Risco de ter que assumir responsabilidades com contratos empregatícios

Diante dos possíveis riscos e vantagens, é fundamental que antes de fechar negócio, seja realizada uma avaliação especializada da empresa, a fim de deixar o mais claro possível todas as condições envolvidas na transação.

3. Saiba onde comprar empresa falida

Escolher uma empresa falida para comprar exige planejamento e pesquisa. Isso porque, encontrar o negócio certo pode levar um tempo, porém, ter contato com empresas que estão falidas não é necessariamente muito difícil.

Essas empresas podem ser localizadas com uma procura na internet em sites especializados, junto a escritórios de advocacia que lidam com insolvências, ou mesmo no meio de empresas que você já conhece.

Nesse ponto, o importante é escolher aquela que melhor se adequa às suas necessidades e verificar se ela oferece as condições adequadas.

4. Planeje bem a compra

Três pontos são essenciais ao se planejar a compra de uma empresa falida: o timing, as condições envolvidas e a avaliação da empresa.

O tempo é um fator muito importante quando o assunto é comprar empresa, especialmente uma fallida. Assim, o ideal ao encontrar uma companhia promissora é agir rápido. Para isso, decida antes que tipo de negócio quer comprar, tenha objetivos claros e adiante todos os documentos possíveis antes da negociação.

Ao encontrar a empresa, entenda o que está incluído na venda como: responsabilidades, garantias, ativos, propriedade intelectual, entre outros.

Por fim, antes de fechar qualquer negócio, procure fazer uma avaliação cuidadosa da empresa, assim é possível checar todos os aspectos relacionados a comprar empresa, nos campos legais, financeiros e comerciais.

Neste último ponto, o ideal é contar com uma consultoria especializada, como é o caso da Capital Invest, uma empresa especializada em transações M&A que pode te ajudar a garantir a melhor compra.

Por

contato@oestadorj.com.br

Webjornal Oerj - O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e