Putin planeja participar de cúpula do G20, diz embaixadora Russa

Os Estados Unidos e seus aliados ocidentais estão avaliando se a Rússia deve permanecer no grupo das principais economias mundiais após a invasão da Ucrânia

O presidente russo, Vladimir Putin, pretende participar de uma cúpula do G20 sediada pela Indonésia planejada para outubro e novembro deste ano, disse a embaixadora da Rússia em Jacarta nesta quarta-feira (23), após pedidos de alguns membros para que o país seja barrado do grupo.

“Não apenas o G20, muitas organizações estão tentando expulsar a Rússia… a reação do Ocidente é absolutamente desproporcional”, disse a embaixadora Lyudmila Vorobieva em entrevista coletiva.

Os Estados Unidos e seus aliados ocidentais estão avaliando se a Rússia deve permanecer no grupo das principais economias mundiais após a invasão da Ucrânia, disseram à Reuters fontes envolvidas nas discussões.

A probabilidade de que qualquer tentativa de excluir a Rússia seja vetada por outros membros do clube – que inclui China, Índia, Arábia Saudita e outros – aumentou a perspectiva de alguns países pularem as reuniões do G20 este ano, disseram as fontes.

A Rússia está enfrentando um ataque de sanções internacionais lideradas por nações ocidentais com o objetivo de isolá-la da economia global, incluindo principalmente bloqueá-la do sistema bancário global SWIFT e restringir as negociações de seu banco central.

“Houve discussões sobre se é apropriado que a Rússia faça parte do G20”, disse uma fonte. “Se a Rússia continuar como membro, se tornará uma organização menos útil”.

CNN

Por

contato@oestadorj.com.br

Webjornal Oerj - O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e