Presidente do Peru anuncia projeto para consulta popular sobre mudança de Constituição

Da mesma forma, Castillo alertou que, embora seja verdade que o Congresso tenha o poder “em suas mãos”, seu governo enviará a proposta que começarão a trabalhar imediatamente

O presidente do Peru, Pedro Castillo, anunciou que enviará ao Congresso um projeto de lei para as eleições regionais e municipais que serão realizadas em outubro de 2022. A fala aconteceu na sexta-feira (22), no IV Conselho de Ministros Descentralizados, o qual Castillo presidiu.

Na atividade realizada na cidade de Cusco, o presidente peruano destacou que a iniciativa busca realizar um referendo nas votações para determinar se o país concorda ou não com uma nova Constituição.

“Devo anunciar que vamos enviar um projeto de lei ao Congresso da República, seguindo o curso constitucional, para que nas próximas eleições municipais e regionais o Congresso aprove esse projeto para que o povo peruano possa ser consultado se ele concorda com uma nova Constituição”, disse o chefe de Estado na cerimônia.

Da mesma forma, Castillo alertou que, embora seja verdade que o Congresso tenha o poder “em suas mãos”, seu governo enviará a proposta que começarão a trabalhar imediatamente.

Segundo o jornal “El Comercio”, o Júri Nacional Eleitoral (JNE) afirmou que qualquer convocação que vise reformar a Constituição deve ser previamente aprovada por maioria absoluta no Congresso e não pode ser realizada diretamente. CNN

Por

contato@oestadorj.com.br

Webjornal Oerj - O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e