Presidente do México contesta preocupações com os direitos dos requerentes de asilo presos

Organizações humanitárias documentaram casos de ataques, extorsão, sequestro e violência sexual contra os integrantes do programa

O presidente Andres Manuel Lopez Obrador afastou as preocupações na sexta-feira sobre as condições de vida de milhares de requerentes de asilo forçados a esperar no México sob um programa dos EUA que o presidente Joe Biden está lutando para desvendar.

Organizações humanitárias documentaram casos de ataques, extorsão, sequestro e violência sexual contra os integrantes do programa. A maioria é da América Central e muitos vivem em abrigos e apartamentos apertados em perigosas cidades fronteiriças ou em uma esquálida cidade de tendas no extremo nordeste do México.

Lopez Obrador contestou as contas, dizendo que tinha “outros dados” e que seu governo divulgaria um relatório sobre os migrantes na próxima semana.

“Temos cuidado dos migrantes e temos cuidado para que seus direitos humanos não sejam afetados”, disse Lopez Obrador em entrevista coletiva.

“… Não é nada como antes, quando eles foram sequestrados e desapareceram. Temos estado atentos e os protegemos. ”

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, sob a nova administração de Biden, disse na quarta-feira que encerraria todas as novas inscrições no programa de Protocolos de Proteção ao Migrante (MPP), que desde 2019 forçou mais de 65.000 requerentes de asilo a esperar no México por suas audiências nos tribunais dos EUA. , às vezes por meses ou até anos.

O anúncio não especifica o que acontecerá com as dezenas de milhares que estão atualmente esperando no México sob o programa, dizendo apenas que eles “devem permanecer onde estão, enquanto se aguarda mais informações oficiais dos funcionários do governo dos EUA”. Reuters

Por

contato@oestadorj.com.br

Webjornal Oerj - O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e