Portugal suspende proibição de viagens para turistas do Brasil

Com a flexibilização, os viajantes do Brasil não precisam mais ficar em quarentena, mas deverão apresentar um teste negativo para Covid-19

Portugal anunciou nesta quarta-feira (1º) que voltará a permitir a entrada de turistas do Brasil, quase 18 meses após impor a proibição de viagens não essenciais do país sul-americano para conter a disseminação do novo coronavírus.

Embora os brasileiros, que constituem a maior comunidade de expatriados em Portugal, tenham acesso permitido ao país por motivos como trabalho, família ou saúde, o fim da restrição para turismo era aguardado há muito tempo.

Portugal já abriu suas fronteiras aos turistas da União Europeia (UE) que apresentem o certificado digital de vacinação contra Covid-19 adotado pelo bloco, bem como dos Estados Unidos, de onde os visitantes devem apresentar um resultado negativo ao chegar no país.

Com a flexibilização, os viajantes do Brasil não precisam mais ficar em quarentena, mas deverão apresentar um teste negativo para Covid-19. A mesma regra se aplica a visitantes do Reino Unido, de acordo com o governo.

O Brasil já registrou mais de 20,7 milhões de infecções pelo novo coronavírus e mais de 580 mil mortes devido ao vírus.

Passageiros de países como Japão, Austrália, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Nova Zelândia, Singapura e Canadá também poderão viajar para Portugal se apresentarem teste negativo.

Os visitantes do Nepal, Índia e África do Sul ainda precisam ficar em quarentena por 14 dias após a chegada e devem viajar apenas por motivos essenciais.

Portugal suspendeu a maioria das restrições com um plano de três fases, apoiado por uma implementação de vacinação rápida e eficiente.

Nesta quarta-feira (1º), 73% da população estava totalmente vacinada, de acordo com os dados do Ministério da Saúde português.

Onde brasileiros podem ingressar

Com o avanço da vacinação no Brasil, muitos países, principalmente na América do Sul e Central, já reabriram suas fronteiras para viajantes que partem de solo brasileiro.

Ao todo, 42 destinos possuem restrições leves (quando não é necessário fazer quarentena) à entrada de turistas do Brasil, considerando apenas um comprovante de vacinação ou teste negativo de Covid-19. Alguns deles: República Dominicana, Ilhas Bahamas, Costa Rica, Belize, México, Colômbia, Venezuela, Egito e Emirados Árabes.

O levantamento aponta ainda que 29 países impuseram restrições moderadas, em que viajar é possível caso o turista atenda a alguns requisitos de entrada, que podem incluir teste de Covid-19, comprovante de vacinação e/ou quarentena na chegada e/ou no retorno do país.

Já o número de destionos com bloqueio fortes, ou seja, pessoas partindo do Brasil estão com a entrada suspensa está em 84. Nesses, só será permitida o ingresso no caso de cidadãos, residentes e/ou se o viajante atender a requisitos rígidos. Dentre esses destinos estão Estados Unidos, Canadá, Argentina, Austrália, França, Espanha, Itália e grande parte da União Europeia.

Por

contato@oestadorj.com.br

Webjornal Oerj - O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e