Por uma geração de cientistas

Jornada aproxima jovens e professores da tecnologia aeroespacial

Com o objetivo de formar uma geração mais antenada na astronomia e na astronáutica, 120 estudantes e professores de várias regiões do país estarão reunidos, entre os dias 16 e 21 de novembro, em São José dos Campos (SP) para a Jornada Espacial. O evento será organizado pela AEB Escola, projeto pedagógico da Agência Espacial Brasileira (AEB), em conjunto com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Os jovens foram selecionados a partir do excelente desempenho que tiveram nas questões de Astronáutica da prova da XVII OBA. A edição da olimpíada desse ano contou com a participação de 772.257 alunos dos ensinos fundamental e médio de quase 9 mil escolas públicas e particulares de todos os estados do país.

Segundo o professor João Batista Garcia Canalle, coordenador nacional da OBA, a jornada será uma grande aula de ciências espaciais na qual os estudantes poderão aprender mais detalhes e curiosidades dessas disciplinas, além de conhecer melhor o programa espacial brasileiro.

A programação contará com palestras de astrônomos, pesquisadores e engenheiros. Serão ensinados, por exemplo, o funcionamento do GPS (Sistema de Posicionamento Global), das plataformas espaciais e como são realizados os processos de transmissão por satélites. Haverá ainda uma oficina de construção e lançamento de foguetes feitos de garrafa pet.

Os jovens, e seus respectivos professores, também vão poder conhecer diversas instalações, entre elas, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Observatório Astronômico, do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB).

Quer participar? 

Para quem deseja ir em eventos ligados às ciências espaciais, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) abrirá suas inscrições a partir de janeiro. A prova acontecerá no dia 15 de maio de 2015. Os melhores classificados poderão integrar a equipe brasileira e representar o país nas olimpíadas internacional e latino-americana, além de participar das Jornadas Espacial e de Foguetes.

Mais informações:

AEB Escola

http://aebescola.aeb.gov.br/

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

http://www.oba.org.br

Contato: oba.secretaria@gmail.com

Por

contato@oestadorj.com.br

Webjornal Oerj - O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e