Por que Campo Grande é o bairro que mais cresce no Rio de Janeiro?

Saiba por que esse bairro carioca tem se tornado mais atrativo

O bairro de Campo Grande está situado na famosa cidade do Rio de Janeiro. Aliás, é o mais populoso e extenso bairro da Zona Oeste da cidade, estando a cerca de 55km distante do centro da cidade. De acordo com algumas pesquisas, algo em torno de 330 mil habitantes moram nesse bairro. Não é à toa que a procura por imóveis em Campo Grande no Rio de Janeiro é intensa.

A propósito, ele não é apenas o bairro mais populoso do Rio, mas igualmente o bairro mais populoso de todo o país. A quantidade de pessoas que existe nesse único bairro é maior do que toda a população de uma série de cidades inteiras.

Para entender por que esse é o bairro que mais cresce no Rio de Janeiro, será necessário conhecer um pouco mais do que existe nesse bairro, ou seja, qual é a configuração dele e suas tendências.

A infraestrutura do bairro de Campo Grande

O bairro de Campo Grande é dotado de uma infraestrutura que está no mesmo nível de diversos bairros do centro da cidade. Independente da tipologia de imóvel que um habitante desse bairro mora, ou seja, se ele mora em um imóvel horizontalizado ou então um apartamento, desfrutará de uma série de elementos que farão da sua vida no bairro mais fácil e interessante.

Uma vez que este é um bairro enorme, cuja infraestrutura é bem rica, completa e robusta, ele acaba servindo de ponto de referência para as localidades mais próximas, atendendo até mesmo as pessoas que moram nos bairros vizinhos.

Um ponto crucial para quem deseja morar nesse bairro e também um dos fatores que explicam seu crescimento é a enorme quantia de escolas presentes nele, desde escolas públicas até escolas privadas, sem falar também nas universidades particulares. Ou seja, significa a oportunidade de ter uma formação completa sem precisar sair do bairro.

Algumas das universidades presentes no local é a conhecida Estácio de Sá. Contudo, além dela também existe a Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos e a Unisuam.

Campo Grande é um bairro bem servido quando o assunto é saúde. Com efeito, nele podem ser encontrados o Hospital Estadual Rocha Faria, que é um hospital público e os hospitais particulares Nossa Senhora do Carmo e Oeste D’Or. Há também uma unidade de pronto atendimento 24 horas e as chamadas Clínicas da família.

O bairro de Campo Grande tem acesso facilitado para uma série de bairros e regiões da cidade, por conta do fato de ser cruzado por avenidas, ruas e estradas importantes, vitais para o fluxo de pessoas e carros. Um exemplo disso é a Avenida Cesário de Melo, que se inicia em Senador Vasconcelos e finda em Santa Cruz. Aliás essa avenida também atravessa o centro do bairro de Campo Grande.

Além das vias citadas anteriormente, há ainda a Estrada do Monteiro e a Estrada da Cachamorra. Ambas são caminho para a Barra da Tijuca. Ademais, a Estrada do Mendanha leva o motorista para a Avenida Brasil, uma das mais importante vias expressas do Rio de Janeiro.

O comércio no bairro é bastante vasto e diversificado. Nele podem ser observadas incontáveis lojas de imóveis, farmácias, lanchonetes, brinquedos e vestuários. Além disso, o bairro conta com pelo menos dois shoppings: o West Shopping e o Park Shopping. O comércio intenso explica por que a busca por casas à venda em Campo Grande/RJ tem se tornado cada vez maior.

Em termos de cultura e diversão em Campo Grande, observa-se dois cinemas presentes nos shoppings existentes no bairro. Além disso, há também a Lona Cultural Elza Osborne, o Teatro Artur Azevedo. Para os amantes de esportes e atividades físicas em geral, o bairro propicia muitas praças públicas portando quadras poliesportivas.

Em uma área que recebe a alcunha de São Cláudio, há uma pista de skate, criada no final da década de 1970. O lugar é simplesmente gigantesco e foi classificado por muito tempo como a maior pista de skate da América Latina.

Restaurantes e bares? Campo Grande tem de sobra. Há alternativas para todos os gostos e perfis de públicos, com preços os mais distintos possíveis. Existem, obviamente, aqueles locais que são os mais badalados. Contudo, também tem opção para quem curte uma coisa mais intimista e tranquila.

Os atributos de Campo Grande

Uma das razões para a imensa quantidade de atributos e, consequentemente, o crescimento do bairro de Campo Grande está na sua extensa rede de serviços dos mais variados tipos e níveis, sem falar no já comentado comércio. Tanto o campo do comércio quanto o de serviços foi não apenas aumentando, mas ganhando maiores proporções em termos de diversidade também.

Com isso, uma região como essa cujo tecido urbano é descontínuo, porém regular, fruto de loteamentos isolados de grandes áreas, foi plenamente capaz de expandir de forma fenomenal, a tal ponto que ele se tornou o maior bairro da cidade do Rio de Janeiro e um dos maiores de todo o país.

No quesito educação, Campo Grande é bem satisfatório. Não só por conta da já citada enorme quantidade de escolas, mas também pelo enorme contingente de alunos, cujo índice de frequência às aulas é mais do que satisfatório, como também o é o volume de matrículas escolares, que, a propósito, aumenta todos os anos.

Surpreendentemente, a ciência e a agricultura têm vez nesse bairro. Aliás, o desenvolvimento científico e tecnológico permitiu a instalação de um aviário na década de 1940, porém que continuou a propagar nas décadas seguintes, fazendo com que o bairro seja muito forte no ramo de pecuária aviária.

Em termos de agricultura, as mais desenvolvidas em Campo Grande são a laranja, abacate, mandioca, manga, banana, abacate, chuchu e assim por diante.

Agora você entende por que o bairro de Campo Grande é aquele que apresenta o maior índice de crescimento da cidade do Rio de Janeiro.

Por

Webjornal Oerj - O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e