Personalidade Humana e Qualidade de Vida

Existem duas dimensões da personalidade tentando satisfazer suas necessidades: o ego e a alma. Quando o centro de gravidade da nossa consciência está na dimensão do ego, nós focamos em suas necessidades. Três tipos de necessidades estão no centro das motivações do ego: a necessidade de segurança física (sobrevivência), a necessidade de amor e pertencimento (relacionamentos) e a necessidade de respeito e reconhecimento (auto-estima).

Quando essas necessidades são satisfeitas, não sentimos uma satisfação duradoura, mas ficamos ansiosos (estresse causado por medos de baixa intensidade) se eles não são satisfeitos. Abraham Maslow chamou essas necessidades de básicas ou de deficiência. Elas são essenciais para manter a estabilidade interna do ego.

Quando o centro de gravidade da nossa consciência está na dimensão da alma, nós focamos na satisfação das suas necessidades. Três tipos de necessidades estão no centro da motivação da alma: a necessidade de encontrar significado ou propósito em nossa existência (coesão interna), a necessidade de realizar esse significado ou propósito (fazer a diferença) e a necessidade de servir plenamente o seu propósito (servir).

Quando essas necessidades são satisfeitas, elas não desaparecem. Elas produzem níveis cada vez mais profundos de motivação e comprometimento. Abraham Maslow as chamou de necessidades de crescimento. Elas são fundamentais para manter a estabilidade interna da alma. Nós buscamos satisfazer essas necessidades durante o processo de autorealização.

Os caminhos e as maneiras como buscamos satisfazer nossos desejos em nossas existências,  determinará sempre, a qualidade das experiências dessas nossas existências.

Por

contato@oestadorj.com.br

Webjornal Oerj - O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e