Páscoa terá chuva e frio nas regiões Sul, Sudeste e em parte do Nordeste

Há uma massa de ar polar que já está no sul do país e nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro que trará algum volume expressivo de chuva na sexta (15)

O feriado da Semana Santa será de frio e com alta possibilidade de chuva nas regiões Sul, Sudeste e em parte da região Nordeste do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O meteorologista do instituto, Mamedes Luiz Melo, detalhou como será o tempo nos próximos dias.

“Há uma massa de ar polar que já está no sul do país e nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro que trará algum volume expressivo de chuva na sexta (15), depois migrando para o Espírito Santo e a Bahia“, explicou.

O especialista afirma que as temperaturas cairão mais nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina: “sexta e sábado a temperatura na madrugada vai ficar entre 2 e 4 graus e com certeza haverá geada”, detalha.

Essa massa de ar polar seguirá para as regiões sudeste e centro-oeste nos dias seguintes:

“Não é um frio recorde, mas será frio. Quem está viajando para o feriado no Rio vai pegar um friozinho sim”, explica Mamedes.

“Nos próximos dias essa massa vai em direção ao nordeste, passando pelo Espírito Santo e chegando ao sul da Bahia”, detalha. Segundo Mamedes, a possibilidade de chuvas fortes existe.

“Sábado devemos ter um volume expressivo de chuva na Bahia, nas regiões de Salvador e Ilhéus”, alerta.

Segundo o meteorologista, a chance de chover granizo também é alta:

“Como a temperatura ainda está elevada, o contraste térmico com a chegada da massa de ar polar pode sim causar queda de granizo.”

O especialista alerta que na região central do país a possibilidade de rajadas de vento e trovoadas é alta. “Cuiabá, que é uma cidade mais quente, terá quedas de temperatura até sábado, chegando a 28 graus, mas são um ou dois dias, no domingo volta a subir a temperatura acima dos 30 graus”, explica Mamedes.

Segundo o Inmet, no domingo de Páscoa o tempo começa a abrir: “mais pra São Paulo o céu volta a abrir, fazendo aqueles dias típicos de outono na região, com céu de brigadeiro e temperaturas mais amenas”, explica.

“Estamos em um período de transição, com alguns dias mais parecidos com verão e outros com inverno, até a chegada do inverno mesmo.”

Feriado de Tiradentes

O desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro terá tempo mais limpo do que o feriado de Páscoa, segundo o Inmet. As mudanças observadas a partir de domingo se manterão durante a semana seguinte.

“A temperatura voltará a subir, mas nada extremo, não deve chegar aos 30 graus”, explica Mamedes, citando o céu limpo característico do outono no sudeste. “Aquele período sem nuvens, céu limpo, a perda de radiação é maior, o que leva a uma queda de temperatura durante a madrugada, mas volta a subir durante o dia”, conclui.

Por

contato@oestadorj.com.br

Webjornal Oerj - O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e