Pandemia torna a limpeza mais difícil em lares brasileiros; veja dicas que facilitam faxinas

O período inédito da pandemia tornou a rotina mais intensa e resultou em mais esforço das famílias para manter a casa sempre limpa. Felizmente, você torna a rotina mais fácil quando descobre dicas práticas de especialistas para deixar os ambientes limpos e cheirosos.

A pandemia de covid-19 tornou a rotina de qualquer família mais exaustiva, especialmente aquelas com crianças em casa. Entre faxinas e aulas remotas, os pequenos impactaram nos hábitos domésticos e tornaram a organização do lar difícil, principalmente na parte da limpeza.

Com base no estudo da Unicef Cenário da Exclusão Escolar no Brasil — um alerta sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na Educação, cerca de 5,5 milhões de crianças ficaram em casa. Isso fez com que muitas famílias buscassem formas mais simples de cuidar de casa sem se descuidar da educação do pequeno.

Mas como quase tudo na vida, cuidar da casa e deixá-la extremamente cheirosa é algo possível até mesmo nos ambientes mais desafiadores. O portal referência em cuidados para casa, Cleanipedia, para que você encontre a fragância perfeita separou dicas essenciais para você poder aproveitar o seu lar ao máximo, especialmente se você tem uma casa com crianças, confira a seguir:

O que pode ser feito?

Uma boa limpeza começa com planejamento. Por isso, você precisa descobrir por onde começar. Geralmente, a cozinha é o grande alvo das donas de casa devido ao acúmulo de gordura na parede e em móveis próximos, louças sujas etc.

A melhor alternativa é dividir a limpeza por ambientes. Desta forma, você consegue parar por alguns minutos ou até retomar a limpeza no dia seguinte. Fora isso, veja outras dicas dos especialistas:

1. Peça ajuda das crianças em casa

Os pequenos precisam ter em mente que a casa não é apenas o lar dos pais. E que manter o ambiente limpo traz muitos benefícios, mas para que elas não enxerguem a pratica apenas como obrigação, você pode criar hábitos para que a limpeza diária pode ser também divertida.

Antes de começar a limpeza dos cômodos, fale com as crianças e peça ajuda. Faça isso com antecedência para não tirar eles do entretenimento.

Além de ter pares extras de mãos, você ainda cria um hábito saudável na criançada. Você ainda pode aproveitar esse momento e educá-los em relação às tarefas diárias, como arrumar a cama ou organizar os brinquedos.

2. Não deixe para depois

O cansaço pode bater e fazer com que uma tarefa fique para depois. Não há nada demais nisso, porém pode ser algo prejudicial quando vira um hábito, tornando a limpeza mais demorada e, consequentemente, mais chata.

Em ambientes como a cozinha e o banheiro, a limpeza fica mais difícil ao longo dos dias. Por exemplo, a gordura fica mais resistente ao esfregão a cada novo dia.

Em alguns casos, a sujeira não sai mesmo com produtos específicos, sendo necessário comprar fórmulas mais caras.

3. Opte por produtos de qualidade

Comprar acessórios que auxiliem nos afazeres domésticos também ajuda bastante ao longo dos dias, especialmente no caso das famílias com crianças. Geralmente, os eletrodomésticos tentam otimizar o tempo ao deixar a tarefa mais fácil.

Entre os muitos exemplos, você consegue procurar mais sobre robô aspirador, máquina de lava louças, entre outros acessórios. Inclusive, produtos que facilitem a limpeza braçal também são ótimos aliados.

4. Mantenha os ambientes arejados

Cômodos bem arejados evitam o acúmulo da sujeira em apenas um ponto da casa. Inclusive, pode ser que ela saia naturalmente.

Fora isso, manter ambientes bem arejados depois de usar produtos de limpeza aromáticos torna tudo ainda melhor.

Segundo o Relatório Mintel Hábitos do Consumidor de Produtos de Beleza, 47% dos brasileiros com filhos em casa afirmam adquirir produtos com fragrâncias diferentes dependendo do cômodo que serão usados.

Além disso, 30% dos brasileiros com filhos em casa priorizam produtos com fragrâncias para criar um ambiente acolhedor.

Na prática, você e sua família tornam os seus ambientes mais acolhedores a partir de aromas específicos e deixam os ambientes arejados, evitando que o cheiro fique forte e o torne mais natural possível.

Limpeza da casa está associada à qualidade de vida

Além da satisfação de ver o seu lar limpo e acolhedor, especialistas em psicologia associam a organização do lar ao bem-estar e à saúde mental.

Segundo os estudiosos, passar os dias em um ambiente limpo, cheiroso e arrumado faz com que o corpo libere endorfina, hormônio associado à felicidade e prazer, com mais facilidade.

No entanto, a sensação de fadiga e desinteresse pode surgir quando deixa a casa suja e mal cuidada.

Portanto, seguir as dicas citadas até aqui é fundamental para você fazer outras atividades em casa, como estudar ou simplesmente se divertir em família.

A Cleanipedia acredita que o lar acolhedor melhora o bem estar de todos. Sendo assim, não descuide dos cuidados da limpeza do lar!

O portal conta com cerca de 1 milhão de acessos mensais só no Brasil, ensinando os melhores métodos de limpeza e produtos para deixar a casa arrumada, limpa, segura e cheirosa.

Por

contato@oestadorj.com.br

Webjornal Oerj - O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e