Otan anuncia início da movimentação de elementos da Força de Resposta

"Não deve haver espaço para mal-entendidos: protegeremos cada aliado e cada centímetro do território da Otan", disse o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg

A Otan anunciou nesta sexta-feira que começou a destacar integrantes de sua Força de Resposta para a parte leste de sua área de atuação, pela primeira vez no contexto da defesa coletiva, devido à invasão da Ucrânia pela Rússia.

“Não deve haver espaço para mal-entendidos: protegeremos cada aliado e cada centímetro do território da Otan”, disse o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, no final de uma cúpula de líderes da aliança militar, realizada por videoconferência e convocada em regime de urgência.

A cúpula aconteceu após a reunião do Conselho do Atlântico Norte na qual oito nações do Leste Europeu invocaram o artigo 4 do tratado fundador da Otan, que prevê consultas quando qualquer um dos aliados sente que sua integridade territorial está ameaçada.

Os aliados decidiram então ativar os planos de defesa da Otan, o que lhes permite destacar capacidades, incluindo a Força de Resposta, onde for necessário.

“Temos que levar isso a sério, e é exatamente o que estamos fazendo. E estamos agora destacando Forças de Resposta da Otan pela primeira vez em uma defesa coletiva. E estamos falando de milhares de militares, estamos falando de capacidades aéreas e marítimas. Todos eles fazem realmente parte dos grupos capacitadores permanentes”, disse Stoltenberg, ressaltando que se trata de tropas americanas e europeias, notadamente de França e Alemanha.

“Devemos estar prontos para fazer mais. Mesmo que isso signifique que temos que pagar um preço. Porque estamos nisso por muito tempo”, acrescentou.

Os líderes aliados também aprovaram hoje uma declaração na qual advertem que a decisão do presidente russo Vladimir Putin de invadir a Ucrânia é um “terrível erro estratégico” que terá custo “por anos”, tanto econômica quanto politicamente. EFE

Por

contato@oestadorj.com.br

Webjornal Oerj - O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e