Onde encontrar parques de águas termais no Brasil?

Pode ser um ótimo destino para turistas que querem relaxar e dar um tempo na rotina agitada das grandes cidades

Na hora de escolher um resort, spa ou parque aquático, águas quentes podem fazer toda a diferença. Há diversas opções por todo o Brasil que oferecem atividades para toda a família, ambientes exuberantes e águas naturalmente ou artificialmente aquecidas.

Pode ser um ótimo destino para turistas que querem relaxar e dar um tempo na rotina agitada das grandes cidades. E o melhor: as águas quentes podem ser aproveitados até mesmo durante o inverno!

As águas termais também podem auxiliar até no tratamento de doenças. Sua composição química varia de acordo com a fonte, porém, em geral, ajudam em problemas de pele, respiração e em dores crônicas.

Já outras pessoas vão em busca mesmo de diversão e pela curiosidade de conhecer águas que vêm diretamente dos lençóis freáticos. Elas são aquecidas por causa do contato com rochas quentes embaixo da superfície da Terra.

Como nosso país abriga dois dos maiores aquíferos do mundo, o Aquífero Alter do Chão e o Aquífero Guaraní, é um território riquíssimo em águas termais. Conheça alguns dos melhores parques do país!

Hot Park, em Caldas Novas (GO)

É um parque aquático de mais de 55 mil m² em meio à natureza do cerrado, em Goiás. O Hot Park é parte do Rio Quente Parques e Resorts e oferece 15 atrações para adultos e crianças.

Dentre elas, podemos destacar a escola de surfe, caiaque em um lago com cachoeiras, mergulho e tirolesa. Todas as atrações recebem águas de uma temperatura de cerca de 37,5ºC vindas de 18 nascentes.

Além disso, os turistas podem aproveitar o dia no parque e se hospedar nos hotéis do Rio Quente Resorts.

Thermas Antônio Carlos, em Poços de Caldas (MG)

Localiza-se na famosa cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, conhecida por suas águas termais de origem vulcânica. São águas raras que possuem odor e textura características, além de chegarem à superfície com uma temperatura de 42°C.

Um dos locais que oferecem tratamentos com águas são as Thermas Antônio Carlos. Lá é possível tomar banhos em duchas termais, fazer sauna e massagens, além de tratamentos estéticos.

O espaço, mais para um spa do que propriamente para um parque aquático, foi inaugurado na década de 30 e até hoje mantém um visual antigo e charmoso. É propriedade do governo de Minas Gerais.

Águas de Lindóia (SP)

A cidade é considerada oficialmente uma estância hidromineral pelo estado de São Paulo e é um dos destinos mais tradicionais quando se fala em águas termais. Basicamente, Águas de Lindóia inteira gira em torno das termas.

As águas saem do solo a 28°C e vão direto para os vários parques na região. Dentre eles, o Thermas Water Park que, só para citar as atrações com águas aquecidas, oferece três piscinas temáticas, cascatas, grutas e muita aventura!

Outra opção é o Balneário Municipal de Águas de Lindóia, que oferece mais de 30 serviços, como banhos de imersão, duchas, banhos de argila e massagens. E um diferencial: o espaço, belíssimo, fica em meio a jardins desenhados pelo paisagista Burle Marx.

Mabu Thermas Resort, Foz do Iguaçu (PR)

O segundo maior aquífero do mundo, o Aquífero Guarani, é quem oferece as águas aquecidas para o Mabu Thermas Resort — que prova que Foz do Iguaçu tem ainda mais a oferecer aos turistas além das famosas Cataratas.

O resort foi considerado pela Trip Advisor um dos 25 melhores do Brasil e da América do Sul. Muito desse sucesso deve-se às suas piscinas aquecidas a 36°C, ao fato de terem criado a primeira praia termal do sul do Brasil e ao novíssimo Blue Park, um parque aquático de 62 mil m² com atrações pensadas para crianças e adultos.

Olímpia (SP)

Outra cidade paulista recheada de opções para quem busca águas termais é Olímpia. Lá, destacam-se o Parque Thermas dos Laranjais e o Hot Park.

Thermas dos Laranjais é o parque aquático mais visitado da América Latina e o terceiro do mundo! Não é à toa: o resort conta com 200 mil m² e mais de 20 piscinas térmicas que se mantêm, mesmo durante o inverno, aquecidas a 38°C.

As atrações não param nas piscinas: os turistas podem desfrutar até mesmo de praias com ondas e rios com corredeiras.

Já o Hot Park é um parque aquático e resort para toda a família. São 100 milhões de litros de água quente natural espalhados em atrações como praias, uma torre de toboágua e até mesmo uma réplica do Rio São Francisco!

Por

Webjornal O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.