Sistema – substantivo masculino
1.conjunto de elementos, concretos ou abstratos, intelectualmente organizados. (Isso é sério?)
2.conjunto das instituições econômicas, morais, políticas de uma sociedade, a que os indivíduos se subordinam. (Morais, leiam certo)
“Os hippies rejeitavam o S.” Claro, o “s”, para eles, era exatamente tudo o que tinha de pior no mundo. S de salada, S de sexo, S de salário também? Não, S de sistema. Esse sim, odiado por eles e, a bem da verdade, odiado por quase todos nós hoje em dia.
Mesmo que não seja o mesmo sistema dos anos 70, faça amor, não faça a guerra e tente se cadastrar em algum benefício ou, ainda mais fácil e corriqueiro, tente alguma informação num banco qualquer. Tente se cadastrar numa loja de renome para obter algum desconto. Marque uma consulta para daqui a duas horas porque o horário está vago, assim você não fica aguardando uma vaga pra daqui a uns 40 dias ou mais. “Senhóóóóra, estamos sem sistema, aguarde na linha enquanto eu tento acessá-lo de outra forma, tá ok?”
Dois anos depois, você, com muita sorte, será atendido e, com mais sorte ainda, marcará sua consulta ou terá sua reclamação atendida. Não, não está. O sistema deve ser, de verdade, um hamster meia boca, que só corre no começo do dia atrás das suas sementinhas. Quando fica enjoado, passa a bola para um tatuzinho pra lá de preguiçoso e assim ele ganha um “respiro” até poder voltar e correr novamente.
“Ah, o sistema acabou de voltar, vamos agendar sua hora… Desculpe, senhóóra, aquela vaga para hoje não existe mais. A senhóóra pode voltar a ligar mais tarde para eu ver se vai estar tendo uma desistência?” Jesus! Nesse momento penso nos ideais Hippies, com comida vegana, chás e alguma erva quando a colheita dava certo. Paz e Amor sempre!
Os hippies, a bem da verdade, eram visionários; quem diria que o Sistema a que eles se referiam como o pior dos mundos, seria mesmo o pior em todos os mundos, mesmo que o Sistema a que me refiro aqui não tenha quase nada a ver com o que eles praguejavam? O de hoje é extremamente pior e somos reféns deles o tempo todo.
Declaração do IR por exemplo. Agora está na hora de alimentar o Leão. Você fica dias coletando todos os recibos, papéis que já deveriam ter sumido de cena, das gavetas, dos bolsos e bolsas, comprovantes mil.
Tudo a postos, é hora de enviar on line. Ok. ENVIAR. TENTE ENVIAR NOVAMENTE. ENVIAR PELO AMOR DE DEUS. ENVIAR ANTES QUE TERMINE O PRAZO. SÓ. ENVIAR. SISTEMA INOPERANTE, TENTE NOVAMENTE EM DOIS OU TRÊS DIAS.
Está na hora de mudar a alimentação do meu hamster. Talvez presenteá-lo com uma fêmea de sainha curta, que pode sair correndo na frente dele, assim ele não vai parar e correr nunca e o sistema não vai travar! Que paz e amor, nada, o negócio é sexo, salada e salário. Nessa ordem, pro Sistema não cair mais. E fazer minha declaração a tempo. Que bons ventos soprem para o além e guiem o Sistema pelo o caminho certo.
Como diz um velho provérbio hippie: “hoje é o primeiro dia do resto da minha vida”.