O samba já pensa em 2023

Esta semana a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro deu a largada para o carnaval 2023, ao marcar a data do sorteio para o próximo desfile

Será no dia 11 de julho no evento a ser realizado na Cidade do Samba, quando os representantes das 12 agremiações do grupo especial se reunirão para efetuar o sorteio da ordem do desfile no próximo ano.
Desta forma, se inicia oficialmente um novo ciclo carnavalesco para as escolas de samba do Rio de Janeiro. Muitas delas aguardam este momento para definirem seus enredos e projetos.

Este ciclo, entretanto, está se iniciando de forma atípica, devido ao adiamento do Carnaval passado. Não houve intervalo ou férias para as escolas. Tão logo terminaram os desfiles em abril, praticamente os trabalhos continuaram, sem interrupção. A desmontagem anterior já emenda com o planejamento e organização para o próximo ano.

Das escolas de samba que compõem a Liesa, seis saíram na frente e já anunciaram enredo. A Campeã Grande Rio ainda no dia da comemoração anunciou que vai homenagear o sambista Zeca Pagodinho.

A Unidos do Viradouro mostrará Rosa Maria Egipcíaca, personagem controvertida do século 19, pouco conhecida do público e que é a primeira negra escritora brasileira. Já a Portela aproveita o seu centenário no próximo ano  para falar se si mesma. A sua vizinha, Império Serrano vai homenagear o cantor e compositor Arlindo Cruz, um dos seus ilustres integrantes.

A Mangueira, que perdeu o carnavalesco Leandro Vieira e agora aposta na jovem dupla Annik Salmon e Guilherme Estevão, vem com o tema Áfricas que a Bahia canta. Na Imperatriz Leopoldinense, sua nova casa, Leandro abordará um tema nordestino, da literatura de cordel, cujo personagem principal é o cangaceiro Lampião, com um título instigante: O arrepio do cabra que o excomungado tratou como má querença e o santíssimo não deu guarida.

E assim se inicia o Carnaval 2023.

Por

amilton.cordeiro@oestadorj.com.br

Jornalista, pesquisador de samba e compositor.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e