O samba esquenta o verão

O verão no Rio está a todo vapor, com temperaturas batendo 40 graus, praias lotadas e turistas chegando. Embora a crise econômica ainda resista, com desemprego alto e dinheiro escasso, é inegável que o espírito carioca emerge mais ainda nesse periodo e a cidade se torna resiliente na superação de seus problemas, que não são poucos.

A aproximação do Carnaval também contribui para a melhoria do ambiente desse clima de animação.  A cerca de 50 dias da festa, sob  muitas indefinições e sem que a prefeitura tenha um calendário oficial da folia, a livre iniciativa popular vai se organizando e tomando conta desse período pré-carnavalesco.

Os blocos de rua, que atraem milhões de pessoas em seus desfiles e são responsáveis pelo revigoramento do Carnaval do Rio, ja esquentam as turbinas em suas atividades de ensaios e rodas de samba. No fim de semana passado, vários deles fizeram um arrastão pelas ruas do Centro da cidade, decretando uma abertura não oficial dos festejos de Momo.

Para quem visita a cidade ou curte cair no samba, as opções são variadas. Embora a Liga das Escolas de Samba não tenha uma definição sobre a realização dos ensaios técnicos no sambódromo, uma boa pedida é assistir aos ensaios de rua, nos bairros onde estão localizadas. É gratuito e o espectador sente de perto o clima do desfile, com o canto e a evolução dos componentes e o ritmo da bateria.

Para quem gosta, segue um roteiro dos principais e mais badalados ensaios:

Segunda-feira: Paraíso do Tuiuti, no Campo de São Cristóvão, às 20 horas.
Terça-feira: Acadêmicos do Grande Rio, em frente à Rodoviária de Duque de Caxias, às 20 horas.
Quinta-feira: Unidos de Vila Isabel, na Avenida 28 de setembro; Salgueiro, na Rua Silva Teles, na Tijuca; Unidos da Tijuca, próximo à Cidade do Samba, no Centro; Império Serrano, na Rua Edgar Romero, em Madureira. Todos às 20 horas.
Domingo: Portela, na Estrada Intendente Magalhães, em Campinho, às 19 horas.
Enfim, é o Carnaval esquentando os tamborins.

 

Por

Jornalista, pesquisador de samba e compositor.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e