O que é ser empreendedor

Empreendedor é aquele que...você sabe completar a frase? Conheça conceitos básicos do empreendedorismo por meio das visões de alguns autores

Empreendedorismo é sinônimo de dinheiro no bolso? O ideal é que a resposta seja positiva. Mas, na prática, nem sempre é assim. Muita gente pensa que quem tem um negócio próprio, literalmente, nada no dinheiro e toda pessoa que resolve e tem a coragem de empreender quer e merece, de fato, ter prosperidade.

No entanto, ser empreendedor não é, literalmente, ter esta garantia. Muito antes, ser empreendedor é ter a ousadia de colocar suas ideias em práticas. Quer entender melhor o que estamos tentando falar? Dê uma olhada, abaixo, no que alguns autores já convencionaram denominar de empreendedor. 


Ser empreendedor significa ser um realizador, que produz novas ideias através da congruência entre criatividade e imaginação.

Conceitos de empreendedorismo

O economista austríaco Joseph A. Schumpeter, no livro “Capitalismo, socialismo e democracia”, publicado em 1942, associa o empreendedor ao desenvolvimento econômico.

Segundo ele, o sistema capitalista tem como característica inerente uma força denominada de processo de destruição criativa, fundamentando-se no princípio que reside no desenvolvimento de novos produtos, novos métodos de produção e novos mercados; em síntese, trata-se de destruir o velho para se criar o novo.

Pela definição de Schumpeter, o agente básico desse processo de destruição criativa está na figura do que ele considera como o empreendedor.

Em uma visão mais simplista, podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo e parte para a ação.

Seguindo esse raciocínio, defendemos a ideia de que o empreendedor, em geral, é motivado pela autorrealização e pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente.

Empreendedorismo se aprende? A pessoa nasce empreendedora ou aprende a ser? Empreendedorismo está no DNA? Como desenvolver habilidades empreendedoras? Por que aprender a empreender? Como cultivar a cultura empreendedora?

Existem diversas perguntas semelhantes para a mesma ideia: nascemos empreendedores ou adquirimos essas habilidades durante nossa vida?

Sim, é possível aprender a empreender. É possível estudar empreendedorismo. É possível praticar empreendedorismo. É possível se tornar empreendedor.

Porém, uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, demonstrou que qualquer trabalho prático representa apenas um terço do sucesso atingido por uma pessoa. O que estaria por trás dos outros dois terços ainda não está claro. Uma hipótese levantada pelo pesquisador é de que inteligência e aptidões naturais influenciam no sucesso de cada um, assim como a idade em que se começa a praticar uma determinada atividade.

Portanto, talvez você não tenha nascido com o DNA 100% empreendedor, e talvez já esteja velho para começar a aprender e praticar o empreendedorismo. Mas essa não pode ser sua desculpa para deixar de empreender, pois profissionais com esse perfil não dão desculpas: eles agem, buscam soluções e resolvem os problemas.

Você precisa começar a olhar para si mesma (o)
e decidir de fato seguir em frente sem parar

Quem é Empreendedor para você? Por que você o considera assim? O que ele ou ela fez/faz que você não fez/faz? E por que você não age da mesma forma? Até quando vamos continuar com nossas desculpas? Será que não é hora de buscarmos soluções para também nos tornarmos empreendedores e empreendedoras de verdade?

Faça uma lista com o CHA que o seu empreendedor de sucesso toma:

Quais Conhecimentos ele/ela tem que você não tem?

Quais Habilidades ele/ela tem que você não tem?

Quais Atitudes ele/ela tem que você não tem?

Feito esse exercício, qual desses itens você acredita que pode ser aprendido? Eu acredito que todos podem ser aprendidos ou pelo menos praticados e melhorados.

Vou repetir: Tudo pode ser aprendido. Tudo pode ser praticado. Tudo pode ser aperfeiçoado.

Existem diversas definições, mas, resumindo, empreendedor é aquele, ou aquela, que empreende. E empreender é tentar, é pôr em execução, é realizar uma tarefa difícil,é resolver um problema ou situação complicada. Empreender também é agregar valor, saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo.

Quero começar a empreender. O que você me indica?

Classifique os itens do exercício que você fez acima por ordem de maior importância, na sua opinião, para um empreendedor.

Seguindo sua classificação, veja qual dessas características você pode começar a aperfeiçoar hoje.

Para te ajudar, abaixo segue alguns Conhecimentos, Habilidades e Atitudes que a maioria dos empreendedores possuem ou desejam dominar:

CONHECIMENTO:Finanças e contabilidade / Planejamento / Gestão de Projetos / Jurídico

HABILIDADE: Identificar oportunidades / Vendas e persuasão /
Trabalho em equipe e Liderança

ATITUDE: Automotivação, determinação e resiliência /
Autoconfiança / Ter autocrítica e saber arriscar

Depois de ler esta matéria, respire fundo e diga para si mesma (o): Vou ser o melhor empreendedor que alguém já viu! Eu vou conseguir, aos poucos ou vou chegar no meu objetivo.

E eu digo para você: Amém! Boa Sorte e ânimo!

Eu acredito em você!

Por

leny.espinola@oestadorj.com.br

* Radialista, Fotógrafa e Palestrante Motivacional.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e