O Que É Massoterapia? 7 Benefícios da Massagem Para Sua Saúde

A massoterapia é uma terapia baseada em técnicas milenares de massagem. De maneira geral, ela traz alívio muscular, melhora a circulação e ajuda a aliviar o estresse. 

Há diversas técnicas que podem ser utilizadas na massoterapia, que incluem deslizamento, vibração, fricção, amassamento, dentre outras. O profissional gabaritado, mediante o quadro do paciente, saberá exercer qual a melhor técnica e em qual momento ela deverá ser aplicada. 

A massagem pode ter caráter terapêutico (atuando em dores ou doenças), preventivo (como relaxamento ou manutenção), desportivo ou estético. 

Mas a massoterapia traz muitos benefícios. Você sabe realmente quais são?

Confira os benefícios da massagem para a saúde. 

1 – Ajuda no Tratamento De Doenças Crônicas, Como Fibromialgia 

Pacientes que sofrem de fibromialgia têm dores constantes e que são bastante aliviadas com massagem. 

2 – Melhora A Qualidade Do Sono 

A massoterapia ajuda pacientes com insônia, uma vez que relaxa, dá sensação de bem-estar, o que faz com que haja liberação de hormônios responsáveis por essa sensação. 

Esses hormônios causam influência na qualidade do sono. 

Estudos demonstram que pacientes com insônia têm baixa quantidade de determinados hormônios ligados à sensação de bem-estar. 

Portanto, se você sofre de insônia, por que não tentar uma massagem? 

3 – Fortalece O Sistema Imunológico 

O sistema imunológico é fortalecido com sessões frequentes de massagem. 

Por uma série de eventos, ligados à redução do estresse e da ansiedade, que têm consequências imediatas no fortalecimento do sistema imunológico, pela liberação de mediadores químicos. 

4 – Ajuda Na Recuperação Muscular 

A massagem é presença frequente na rotina de corredores, profissionais ou amadores, após provas desgastantes, como meias-maratonas, maratonas ou ultramaratonas. 

Isso porque as massagens aliviam a musculatura contraída e desgastada, facilitando a reparação de micro lesões musculares que ocorrem após grande dedicação física dessas atividades. 

5 – Ajuda Na Eliminação de Toxinas 

A massagem favorece a circulação sanguínea. Com isso, toxinas que podem estar sendo acumuladas, com a melhora da circulação sanguínea, podem ser eliminadas do organismo. 

A massagem também estimula o funcionamento intestinal, em pessoas que têm prisão de ventre, justamente por estimular a eliminação de toxinas do organismo. 

6 – Reduz A Formação de Edema E O Inchaço

A massoterapia, com diferentes técnicas, pode ser aplicada em indivíduos que se submeteram recentemente à cirurgias e necessitam de melhor circulação local. 

Com isso, a massagem apropriada reduz a formação de edema e acúmulo de líquidos. 

Gestantes, sobretudo ao final da gravidez, podem ter inchaço nas pernas. A massagem ajuda a aliviar esses sintomas. 

7 – Melhora A Pressão Arterial 

Como a massagem melhora a circulação sanguínea, reduzindo edema, ela também contribui para a melhora da pressão arterial. 

Com isso também ajuda no tratamento de dores de cabeça em pessoas que sofrem de pressão alta (e sofrem com esses sintomas). 

Todos esses benefícios podem ser sentidos no momento que a pessoa se submete à massagem, mas para melhor aproveitamento dos benefícios, a massoterapia deve ser algo regular. 

Portanto, é recomendado que a pessoa se submeta à massagem ao menos uma vez por semana. 

Lembre-se que todos esses benefícios trazem um equilíbrio energético do organismo. Portanto, a busca por um profissional gabaritado e qualificado, que entenda o quadro do paciente, aplicando a técnica corretamente, é fundamental. 

Contra Indicações 

Algumas condições clínicas temporárias ou permanentes dos pacientes que buscam a massoterapia devem ser avaliadas, tais como fraturas ainda não consolidadas, ou feridas abertas, queimaduras recentes, tromboses, hemorragias, descalcificações severas, entre outras situações. 

Por isso, o profissional deve sempre avaliar o paciente e seu quadro clínico, para saber quando a massagem está indicada e se há alguma condição que a contra indique. 

Por

contato@oestadorj.com.br

Webjornal Oerj - O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e