O poder do entusiasmo

Uma força propulsora

Entusiasmo – significa ter Deus dentro de si. Entusiasmo é composto de 2 palavras do grego en + theos, que literalmente quer dizer “em Deus”..

Os Gregos na antiguidade eram  politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses. No dicionário encontrará: do Gr. Enthousiasmós, inspiração Divina, s.m. excitação da alma, quando admira excessivamente; exaltação das faculdades da alma que torna sublimes os escritores, os oradores e os artistas; arrebatamento, paixão viva; alegria ruidosa.

Caso você tenha crenças diferentes não precisa ler este artigo, pois, percebemos que toda esta exaltação da alma, alegria contagiante e energia de sobra, com a absoluta certeza vêm de algo muito superior, mas fique a vontade. Se fomos criado a sua imagem e semelhança, se somos parte de Deus, então para que serve nossa Vida? Todos os nossos dias, cada hora, cada  momento e a todo instante seja ele qual for, triste ou alegre, de dor ou prazer, de amor ou indiferença, de tolerância  ou intolerância …em todos estes momentos estamos apenas acumulando aprendizados e evoluindo nossa Alma.

Partindo deste princípio, por que temermos o futuro? Será porque não confiamos em nossas ações de hoje? Hoje posso fazer melhor que ontem e amanhã agirei muito melhor que hoje, porque acumulei mais conhecimentos, experiências e estou mais seguro comigo mesmo. Então, entusiasmo é fazer tudo em cada momento com a mais perfeita dedicação e principalmente com a certeza de estarmos criando ou aprimorando algo para melhor. Estaremos assim agindo como Deus? Mas o que é agir como Deus?  Diremos que é agir  com vigor ou veemência, no falar ou no escrever, exaltação criadora, é agir com determinação para fazer dar certo o que planejamos, mas, isto é agir como Deus ou agir com Entusiasmo? Você decide.

Gosto muito de um provérbio africano: “Todo dia na África, ao amanhecer os antílopes começam a correr, pois, sabem que precisam correr mais rápido que o mais rápido dos Leões, senão, será apenas alimento deles, porém, o Leão acorda e sabe que precisa correr, pois, precisa ser mais rápido que o mais lendo dos antílopes, senão morrera de fome.”

Não interessa se você é antílope ou leão, todo dia ao amanhecer, pegue seu entusiasmo e comece a correr.

 As pessoas sem entusiasmo podem dizer, mas em algum momento o leão vai pegar o antílope, porém:

“A grande viagem que é nossa vida, não esta no destino final, mas com certeza em cada novo quilômetro que percorremos e em cada nova paisagem  que admiramos.”

Vamos em Frente, sempre…

Por

valmir.flores@oestadorj.com.br

* Gestor de Empresas com MBA em Gestão Empresarial pela FGV - Fundação Getúlio Vargas. Professor universitário. Atuação como diretor/gestor comercial em segmentos de bens de consumo em multinacionais como UNILEVER, Bombril, Kibon, dentre outras e atual Gerente Nacional de Vendas da YEVA Cosmétiques.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e