O futuro da Humanidade tem ciência e tecnologia

Ciência aliada ao avanço tecnológico proporcionam progresso ao planeta

Acredito que esse ano foi alvo de muita reflexão para uma sociedade repleta de tecnologia, mas com uma pandemia para enfrentar. O avanço tecnológico acentuado em nosso dia a dia, reflexo do trabalho da ciência, trouxe muito conforto ao nosso viver. Rodeados por serviços de streaming, e com a proximidade da internet das coisas (5G), capaz de revolucionar ainda mais nosso planeta. Nosso mundo vem se tornando cada dia mais similar a um desenho antigo, onde os carros voavam e se transformavam em malas, as cidades eram suspensas e o trabalho automatizado. Além disso, existiam robôs e todo tipo de aparelhos e eletrodomésticos para facilitar o trabalho. Mas ninguém se atrevia a acreditar que aquela realidade do que era exposto na tela, em plenos anos 90, um dia se tornaria o nosso mundo real.

Hoje estamos próximos de um seriado dos serviços de streaming, onde as pessoas que morrem têm a opção de fazer upload de suas memórias e continuar com elas do outro lado da vida, além de manter a comunicação com as pessoas que seguem vivas aqui na Terra. Porém, essa parte ainda não está disponível. Então seguimos em nossa realidade cheia de implementações científicas para melhorar a nossa vida, mas ainda sem avanços capazes de nos trazer de volta da morte. Por isso precisamos viver cada dia mais conscientes.

Vivemos em um mundo em transição constante. As mudanças talvez não sejam sempre favoráveis, uma vez que a evolução do nosso planeta, por vezes traz mudanças que não são tão boas para a humanidade. Mas em contrapartida, a ciência é capaz de trazer muita evolução para a melhora da sociedade. A ciência sempre foi algo que nos pareceu um tanto distante, mas, a contar pelos melhoramentos feitos em nosso mundo com o passar do tempo, vemos quanta evolução obtivemos. Cito o exemplo das vacinas. Antes o tempo mínimo para a criação de uma vacina era de sete anos. Se avaliarmos o cenário instaurado na pandemia do novo coronavírus, em menos de um ano temos mais de uma vacina criada para socorrer a população de um vírus mortal e extremamente perigoso.

Em um ano tão difícil como o que vivemos, os avanços da ciência nunca foram tão esperados por uma grande parte das pessoas. Talvez em outros tempos, a ciência, capaz de modificar eras e gerar tanto progresso, passasse desapercebida aos nossos olhos. Mas em tempos como os nossos, o valor dela se transforma em algo inestimável para todos. Em meio a angústia e preocupação em nos salvarmos de uma meio a uma pandemia, a valorização e o desejo de nos beneficiarmos com os avanços científicos cresce cada vez mais. E o valor que se dá se torna cada dia mais perceptível por todos.

Que o futuro da humanidade caminhe cada dia mais para o alinhamento da sociedade com os avanços que estamos adquirindo por meio da ciência. Que as crianças de hoje, que crescem em meio a tanta tecnologia, possam se tornar os futuros cientistas do amanhã. Que elas tragam ainda mais progresso e avanço para que nosso planeta se torne um lugar cada dia melhor.

Por

cristiane.lopes@oestadorj.com.br

* Jornalista e especialista em Gestão Cultural. Amante da cultura e das artes.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e