O Futuro da Animação no Brasil

Novidades na área para os brasileiros

Print page

 

rcm2017-animação

Fotos: Anny Lucard

Durante o RioContentMarket, que aconteceu neste mês março, na cidade do Rio de Janeiro, um dos focos das palestras foram as produções de animação.

Com o sucesso do Anima Mundi, evento exclusivo para produções do tipo, o interesse de canais internacionais em produzir séries animadas no Brasil e América Latina em geral aumenta.

Canais como o Cartoon, procuram por produções como o clássico brasileiro, a ‘Turma da Mônica’, e novidades como ‘Irmão de Jorel’.

Produções que tem características brasileiras, mas que possuem elementos vistos ao redor do mundo que torna as histórias populares também nos país da América Latina de língua espanhola.

Aprendendo com um sucesso mundial

Um dos convidados da RCM 2017 foi o criador da série animada de grande sucesso mundial da Disney, ‘Gravity Falls – Um Verão de Mistério’, o autor e desenhista Alex Hirsch.

Ele falou um pouco do trabalho de criação da série animada, revelando algumas curiosidades como as inspirações familiares para alguns personagens, como os gêmeos foco das tramas, que possuem características do próprio Alex Hirsch e de sua irmã gêmea quando criança.

Assim como alguns amigos também foram fonte de inspiração para personagem, como foi o caso do amigo de faculdade que deu origem ao faz-tudo da Cabana do Mistério, onde a trama se passa.

Uma fórmula que também deu certo para o brasileiro criador de ‘Irmão de Jorel’, Juliano Enrico. Ele esteve presente em alguns das palestras e falou  como foi o trabalho de criação de seus personagens, que além de características marcantes de familiares, também conta com roteiros repletos de referências da infância e algumas paixões do próprio Juliano Enrico, como os filmes de ação das décadas de 1980/1990.

Tanto o Alex Hirsch, como o Juliano Enrico, mostram que por mais originais que os roteiros sejam, alguns elementos familiares mundialmente são a chave do sucesso de suas historias. Tanto que o próprio Maurício de Sousa usou a filha Mônica, décadas atrás, como inspiração para a principal personagem de seus quadrinhos e em 2018 trará as histórias da ‘Turma da Mônica’ renovadas em uma nova animação, mas mantendo a essência dos personagens.

Por

Comentários estão fechados.