O espelho

Somos um reflexo

O mestre guardião de sua cidade, estava sentado no portal em companhia de seu discípulo.

Um viajante que passava deteve-se e indagou:

-“Mestre, deixei minha cidade em busca de outra para me instalar. Que tipo de gente mora em sua cidade”?

O mestre indagou-lhe:

-” Que tipo de gente mora em sua cidade, que abandonou”?

-“Ah! Mestre… na minha cidade as pessoas são muito egoístas, mentirosas, enganadoras, de atitudes furtivas, ligadas a corrupções…e… esse é o motivo pelo qual sai de lá”.

-“Ah!!! Meu caro senhor…infelizmente te digo que nessa minha cidade as pessoas são iguais as da sua cidade. Portanto, não posso deixá-lo entrar. Siga seu caminho”.

No dia seguinte, outro viajante passava pelo portal da cidade, parou e perguntou ao mestre:

-“Mestre, sai da minha cidade e estou procurando uma outra para morar. Gostaria de saber como são as pessoas de sua cidade.”

-“Como são as pessoas de sua cidade”? Indagou o mestre.

-“Ah!!! As pessoas da minha cidade são honestas, transparentes, cooperativas, trabalham com o objetivo do bem estar de todos”. Respondeu com o peito erguido e cheio de orgulho no sentido de alto apreço.

-“Entre meu amigo! Seja bem vindo a nossa cidade, pois as pessoas daqui são iguais a da sua cidade”. Respondeu o mestre afagando o viajante em seus braços.

O discípulo intrigado disse ao mestre:

-“Senhor…não entendi. Os viajantes te fizeram a mesma pergunta e destes duas respostas diferentes. Mandou seguir seu caminho o primeiro e afagou e acolheu em nossa cidade o segundo”…

-“As pessoas dizem o que são de verdade, quando dizem à nós, como veem e julgam as outras pessoas com as quais convive ou conviveu. Afinal, ao identificarmos nos outros suas características boas e ou ruins, estamos identificando as nossas próprias. Quanto mais vejo qualidades nos outros, mais as tenho comigo, assim como o contrário.” Respondeu o mestre.

Por

* Cientista Social, Pesquisador e Consultor de Desenvolvimento Humano e Empresarial. Especilizações em Psicologia Social, Análise Transacional, Administração Mercadológica, Psicodrama e Dinâmica de Grupo. Autor de livro e de programas de treinamento comportamental, com reconhecimento científico a nível nacional.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e