Museu do Amanhã tem programação especial para Semana de Ciência e Tecnologia

Atividades começam com o seminário “O Cerrado em toda parte”

Uma programação especial dedicada ao público infantil do Rio de Janeiro foi programada pelo Museu do Amanhã, paralelamente à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Os trabalhos serão iniciados nesta terça-feira (9), com o seminário “O Cerrado em toda parte”, realizado em parceria com a organização não governamental (ONG) ActionAid e a Rede Cerrado.

A meta é sensibilizar a população para a importância desse bioma e a necessidade de sua preservação, porque abriga vasta quantidade de espécies de flora e fauna, além de populações tradicionais que convivem em harmonia com o ambiente.

Em alusão ao cerrado, equipes do Museu de Mineralogia Aitiara (MuMA) apresentam ao público conteúdos da exposição itinerante sobre o aquífero Guarani e o arenito Botucatu, em duas sessões, de manhã e à tarde.

Ainda dentro da programação dedicada ao bioma, o grupo musical Encantadeiras, formado por quebradeiras de coco babaçu, mostra os cantos entoados durante o trabalho de quebra do coco, seu meio de sobrevivência.

Crianças e ciência

A gerente de Relações Comunitárias do Museu do Amanhã, Laura Taves, informou que a programação especial para o público infantil “Crianças + Ciência = Amanhã” terá destaque nos fins de semana, de 12 a 14 de outubro e de 19 a 21 deste mês, coincidindo com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Todas as atividades programadas são ligadas a questões da ciência e da sustentabilidade.

Rio de Janeiro - Para celebrar a inauguração do Museu do Amanhã, na Praça Mauá, aberto pela primeira vez ao público neste fim de semana, a Prefeitura do Rio realiza o Viradão do Amanhã (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Na manhã do dia 12, crianças de até 5 anos de idade poderão participar da brincadeira Jogos de Bicicleta, que ensina a prática dos primeiros exercícios para aprender a andar de bicicleta. Não há limite de vagas e não é preciso fazer inscrição prévia, disse Laura.

Em seguida, terão início as atividades educativas para maiores de 7 anos. Haverá apresentação do grupo de teatro Companhia Solo e uma edição especial do Clubinho da Leitura, feita pelo Programa Amigos do Museu do Amanhã, no espaço Observatório.

No dia 13, de manhã e à tarde, no Terreiro de Curiosidades, serão desenvolvidas ações em parceria com o Conector Ciência, levando crianças a partir de 12 anos de idade a construir luminárias eletrônicas com DNA. Elas aprenderão também a construir seu primeiro microscópio.

Professores

À exceção dos Jogos de Bicicleta, todas as demais ações exigem inscrição prévia no site do Museu do Amanhã. Serão disponibilizados intérpretes de Libras, caso haja por parte da família essa indicação no momento da inscrição.

Também no dia 13, haverá evento fechado em homenagem a professores das redes pública e privada de ensino que participaram do programa Inspira Ciência, pré-selecionados pelo museu.

Às 15h, está prevista a realização do Cineclubinho, com exibição do filme “O Menino e o Mundo”, do diretor brasileiro Alê Abreu, indicado ao Oscar de 2016 na categoria Melhor Animação.

Fotos: Agência Brasil

Por

Webjornal O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e