Mulher X Dinheiro

Para entender um pouco mais sobre o cenário das mulheres quando o assunto vai para o lado financeiro é preciso levar em consideração as diferentes realidades sociais e políticas de cada lugar, além da econômica

Mas de um modo geral, segundo pesquisas, é inegável a importância das mulheres para a economia: elas representam metade do mercado consumidor mundial e são 42% da população economicamente ativa na América Latina. As mulheres nessa região foram responsáveis por 70% das decisões de compras.

Falando mais especificamente do Brasil, a plataforma de pesquisa digital, mostrou que 72% das mulheres preferem ter mais qualidade de
vida a dinheiro. A pesquisa abordou diferentes questões e uma delas foi a respeito do controle financeiro: 40% afirmaram anotar todos os gastos; 27% admitiram não fazer nenhum tipo de controle; 24% disseram abastecer uma planilha de gastos; 19% controlam apenas via extrato bancário e 7% contaram fazer controle por meio de aplicativos.

Sua vida financeira requer cuidados, tanto quanto sua saúde

Entre os desafios econômicos está a questão salarial: as mulheres ainda ganham menos que os homens, mesmo ocupando os mesmos cargos. Segundo a Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (CEPAL), as disparidades salariais entre gêneros persistem como um obstáculo para o fortalecimento econômico das mulheres e a superação da pobreza e a desigualdade na América Latina.

Embora a diferença salarial entre homens e mulheres tenha diminuído, as mulheres recebem, em média, apenas 83,9 unidades monetárias por 100 unidades monetárias recebidas pelos homens. Na comparação entre a remuneração recebida por ambos os sexos considerando os anos de estudo, elas podem ganhar até 25,6% menos do que seus colegas do sexo masculino em condições semelhantes.

Lidar com os desafios e obter mais conquistas para as mulheres são questões ainda em curso no Brasil e no mundo. Muito ainda pode e precisa mudar. Mas é possível nesse tempo pensar como anda sua relação com o dinheiro para ter uma vida financeira e pessoal saudável. Aproveitamos para listar razões para que as mulheres se cuidem, de todas as maneiras, inclusive do seu próprio bolso:

As estatísticas mostram que as mulheres vivem mais que os homens. Embora a expectativa de vida da mulher varie de país a país, mundialmente elas vivem em média 73 anos, enquanto os homens, 68, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Por isso, é essencial poupar para a aposentadoria o mais rapidamente possível. Não importa o valor inicial da poupança, o que importa é a constância, que permitirá a uma melhor
qualidade de vida no futuro.

Mulheres são mais propensas a riscos à saúde na idade fértil, e mesmo enfermidades menos importantes requerem exames ou assistência médica; por isso, é preciso ter um plano de saúde e, sobretudo, adotar exames preventivos. Lembre-se de deixar uma agenda anual livre para colocar em dias estes exames.

Identificar suas despesas ajuda a saber qual sua capacidade de pagá-las, assumir o controle do seu dinheiro e, consequentemente, quanto você pode guardar na poupança para projetos de futuro. Neste caso, importa não a quantidade, mas fixar uma meta de economia em seu orçamento para que você possa realizar os seus sonhos.

Seja para mudar de carreira ou aprimorar suas habilidades e assumir cargos mais altos, gerenciar bem suas finanças lhe dará os recursos necessários para pagar cursos ou fazer uma pós-graduação para você ficar sempre atualizada e com um currículo competitivo no mercado de trabalho.

Ter suas finanças em dia não é sinônimo de privação e de não poder fazer o que você gosta. Mas para desfrutar de tudo de que deseja, comprar ou viajar, você precisa planejar sua vida financeira. Isso não
irá apenas permitir que você consiga o que pretende conquistar, mas também evitará que você fique endividada.

Cuidar da sua vida financeira é tão importante quanto cuidar da sua saúde. Esteja certa disso.

Cuide-se! Eu Acredito em Você!

Por

leny.espinola@oestadorj.com.br

* Radialista, Fotógrafa e Palestrante Motivacional.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e