Metaverso, uma realidade selecionada

Realidade virtual, aumentada e idealizada

Se nas redes sociais, por vezes acreditamos estar imersos em outra realidade, imagine só um universo online 3D, que combina diversos ambientes virtuais que permite a seus usuários trabalhar, socializar, voar, surfar algumas ondas no Havaí e até mesmo jogar uma partida de xadrez em Dubai, mas tudo isso sem sair de casa. Eis o metaverso!

Ele está chegando ao mundo a todo vapor. Será possível trabalhar e aprender dentro dele. Imagine a experiência de uma reunião de sua empresa dentro do metaverso. Os passos que você precisará dar, é colocar os seus óculos de realidade virtual, conectar-se a internet e se juntar a sua equipe sem ter que se arrumar pegar trânsito, ou estar fisicamente presente no lugar. Você poderá aprender sobre os planetas vendo-os através do dele, ou visitar fatos históricos e ver eles acontecerem diante dos seus olhos. O metaverso ainda não existe totalmente, mas algumas plataformas já possuem elementos semelhantes, atualmente os principais são os videogames e jogos que oferecem a experiência mais próxima do conceito, que está cada vez mais perto de chegar à sociedade.

Dentro desse universo é possível ser o que quiser, morar onde desejar, ser extremamente social e popular. É possível fugir para uma nova realidade, onde pode se definir que somente as partes boas da vida estejam presentes na realidade escolhida. Porém sabemos que a vida real não é composta apenas de coisas boas, mas de desafios e problemas reais, que por vezes contribuem para nosso desenvolvimento. Nesse sentido, pode ser extremamente perigoso o excesso de realidade virtual adicionada a vida cotidiana. O excesso de redes sociais, é capaz de mostrar uma pequena dose do perigo de acreditar na perfeição da vida. A chegada do metaverso, adiciona lenha nessa fogueira e pode se tornar uma bomba ao final de tudo.

Por isso é sempre importante apreciarmos os produtos tecnológicos com extrema moderação para não haver perda significativa do senso de realidade. Ainda mais, que com a chegada da internet das coisas, o 5G, e a chegada do metaverso, a tendência é que a tecnologia esteja cada dia mais presente na vida das pessoas, ou que as pessoas estejam cada dia mais inseridas no universo da tecnologia.

Por

cristiane.lopes@oestadorj.com.br

* Jornalista e especialista em Gestão Cultural. Amante da cultura e das artes.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e