Marketplace Facebook: como funciona

Durante o período em que esteve visitando sites da internet, é bastante provável que você já tenha se interessado por um determinado produto e utilizado algumas plataformas de compra e venda disponíveis. Essas plataformas são conhecidas como marketplace. Alguns dos principais exemplos que temos atualmente são: OLX, Enjoei, Mercado Livre, Americanas, Magazine Luiza e muito mais. No entanto, pensando em expandir ainda mais a sua área de atuação, o Facebook também lançou o seu próprio marketplace. Se você não conhece, saiba que o marketplace Facebook funciona de forma simples e prática, onde você pode anunciar os seus produtos e divulgar aos interessados.

Graças a esse novo recurso criado pelo Facebook, você pode transformar o seu perfil na rede social em uma verdadeira loja. Isso porque é possível anunciar milhares de produtos nessa plataforma, de modo a fazer com que milhões de pessoas tenham acesso instantaneamente ao seu produto. A seguir, falaremos um pouco mais sobre o marketplace Facebook como funciona e várias outras informações importantes sobre o tema. Portanto, para saber mais, continue lendo o texto abaixo.

O que é o Marketplace Facebook?

O Marketplace Facebook é uma plataforma voltada a compra e venda de produtos, que pode ser acessada por qualquer usuário desta rede social. Através do seu telefone celular, é possível anunciar os produtos ou mesmo pesquisar itens que você tem interesse em comprar. Você também pode usar filtros específicos para encontrar determinados produtos, de acordo com a sua categoria. Dessa forma, fica mais fácil encontrar anúncios de eletrônicos, vendas de carros, utensílios domésticos e até opções de aluguel de casas, seja em cidades ou praias.

Apesar de todos esses recursos, o Marketplace Facebook não permite aos usuários adicionar métodos para a realização de pagamento, como é o caso do cartão de crédito. Este espaço é utilizado apenas para anúncios classificados, com compra e venda de produtos publicados e negociados pelos usuários. Além disso, a ferramenta permite visualizar anúncios de qualquer pessoa, mesmo que não sejam seus amigos na web. Além do mecanismo de pesquisa de palavras-chave, você pode usar filtros por categoria, preço e localização para controlar o raio de distância.

Como funciona o Marketplace Facebook?

Agora que você já conhece o que é essa ferramenta, está na hora de entender como ela funciona. Inicialmente, dois tipos de pessoas podem utilizar a plataforma, são elas: aquelas que querem vender um produto e aquelas que querem comprar. Independente de qual figura você se encaixe, saiba que o procedimento para anunciar um produto ou fazer a sua compra é extremamente simples e prático.

Caso você queira vender um determinado produto, seja ele o carro, imóvel, roupa, perfume, etc, basta entrar no seu perfil e clicar no ícone do marketplace. Em seguida, você deve identificar o nome do produto que está querendo vender, bem como especificar as suas informações, como é o caso do valor desse produto, na categoria que ele se encaixa, do local onde se encontra, entre outros. Cabe destacar que é interessante criar uma breve descrição daquilo que está vendendo para facilitar a vida da pessoa que quer comprar.

Em seguida, você deve adicionar algumas fotos deste produto. Isso vai fazer com que o seu anúncio passe a ter mais credibilidade e as pessoas possam visualizar exatamente o que estão prestes a comprar. 

Por fim, basta fazer a sua publicação normalmente e pronto, o seu item já está anunciado e os demais usuários do Facebook poderão ter acesso a ele, do mesmo modo que acontece quando você publica algo ou altera a capa Facebook. Viu como é fácil? Basicamente segue o mesmo procedimento de fazer uma publicação comum na rede.

Caso você queira comprar um produto, basta clicar no ícone do marketplace. Dessa forma, você será redirecionado para a plataforma, onde terá acesso aos milhares de produtos anunciados. Você pode filtrar pelo tipo de produto, categoria, distância, palavras-chave e muito mais. É comum que o Facebook separe itens dos quais você mais interage. Sendo assim, caso você tenha visualizado inúmeros anúncios de um carro, por exemplo, a rede social irá apresentar mais anúncios do mesmo modelo de veículo e com ano de fabricação próximo. 

Vantagens de utilização da plataforma

Se você leu até aqui, já sabe algumas informações importantes sobre o que é e como funciona o Marketplace Facebook. O próximo passo é descobrir todas as vantagens que você terá ao utilizar essa plataforma. A seguir, separamos as principais:

Praticidade

Se você faz parte do grupo de pessoas que já tentou anunciar algum produto em outras plataformas de venda, provavelmente percebeu o quão burocrático é o procedimento. No entanto, uma das melhores vantagens que a plataforma de vendas do Facebook confere é justamente a praticidade na hora de anunciar ou comprar um determinado bem. Para isso, você não vai precisar fornecer nenhum tipo de dado pessoal ou bancário, basta fazer uma publicação simples na plataforma, adicionar algumas fotos do bem e uma breve descrição. Com isso, você já terá anunciado o seu produto ou visualizado o produto das demais pessoas.

Aumento no alcance

O alcance que a plataforma oferece é algo que não pode ser encontrado em nenhuma outra. Isso porque, de acordo com o Facebook, atualmente existem mais de 100 milhões de contas ativas somente em nosso país, ou seja, praticamente metade de toda a população utiliza a rede social. Com isso, as possibilidades de alcançar cada vez mais pessoas ao fazer um anúncio é gigantesca. Assim, as chances de vender rapidamente esse produto também crescem de forma significativa. Portanto, você pode anunciar um produto para milhões de pessoas de forma imediata e prática.

Isenção de taxas

Finalmente, uma das vantagens que mais atrai os anunciantes é a isenção de taxas para anunciar os seus produtos. Isso porque o Facebook não cobra nenhum valor pela venda ou por anúncios feitos em sua plataforma. Sendo assim, você pode adicionar quantos itens quiser e anunciá-los gratuitamente. Todo lucro pela venda vai para sua conta e o Facebook não fica com nenhuma porcentagem desse valor. Portanto, é uma das melhores formas de anunciar seus produtos e vendê-los com mais facilidade.

Por

contato@oestadorj.com.br

Webjornal Oerj - O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e