Marketing Referral “Boca a Boca” para o Sucesso do seu Negócio

Marketing de indicação é uma estratégia que precisa ser urgentemente adotada por diversas empresas brasileiras já que existe um grande potencial de crescimento no país

Em tempos de sociedade hiperconectada em que vivemos, a conhecida propaganda “boca a boca” ganhou outra importância e também um novo alcance. O marketing referral, ou marketing de indicação, é uma estratégia que precisa ser urgentemente adotada por diversas empresas brasileiras que ainda não investem nisso, mas buscam sucesso nos negócios, já que existe um grande potencial de crescimento no país. Afinal, nada melhor do que aproveitar um consumidor satisfeito para transformá-lo em um “embaixador” da marca ou mesmo um vendedor extraoficial.

Além da forma espontânea, as companhias podem e devem influenciar o consumidor por meio de ações bem elaboradas, como programas de indicação que resultam em ótimos benefícios. Alguns exemplos são prêmios em dinheiro, cashback, produtos grátis, descontos, entre outros. Isso porque as pessoas são mais suscetíveis a fechar uma compra quando sentem credibilidade no que é ofertado, principalmente quando a informação vem de amigos e familiares.

De acordo com uma pesquisa do Nielsen, empresa mundial de pesquisa de marketing,  92% dos consumidores confiam nas recomendações das pessoas que eles conhecem. Já um relatório de uma firma global de consultoria estratégica de alta gestão, relata que os amigos influenciam aproximadamente 50% de todas as decisões de uma possível compra. Esses dados mostram a potência dessa estratégia e o quão pode ser mais assertivo investir em ações que tornem sua marca referência, do que em campanhas que não trarão retorno efetivo.

Existem negócios, por exemplo, que focam muito em desvendar as razões de alguns clientes ficarem insatisfeitos com o produto ou serviço oferecido, quando na verdade, deveriam “premiar” os que tiveram uma experiência positiva. Potencializar os consumidores satisfeitos garante indicação e, consequentemente, vendas. E o momento ideal de pedir indicações é sempre quando o consumidor está satisfeito ou quando a empresa conseguiu entregar algo além do esperado pelo cliente.

Para descobrir o potencial de vendas dos próprios consumidores e também medir o sucesso dessa estratégia de indicação, existem softwares e plataformas online voltados para esses objetivos e que facilitam a vida do empreendedor. A taxa de conversão de vendas pode ser muito alta baseada na experiência de empresas e empreendedores que conheço e utilizam esse tipo de marketing.

Por fim, a verdade é que a aceleração do digital provocou uma mudança no comportamento de consumo e hoje as pessoas estão muito mais conectadas e conscientes. Ao mesmo tempo, as práticas conhecidas de marketing como indicação da marca são potencializadas por meio de diversas estratégias que ainda oferecem um retorno positivo para o consumidor. Em meio a um turbilhão de alternativas, aqueles que se manterem sempre atualizados vão ter uma vantagem sobre seus concorrentes. Por isso, procure investir sempre em novas estratégias e usufruir de ferramentas que irão ajudar seu negócio ter sucesso.

Invista no Marketing Referral… O tradicional Boca a Boca!!!!

Feliz Semana e se liga: Eu acredito em você!

Por

leny.espinola@oestadorj.com.br

* Radialista, Fotógrafa e Palestrante Motivacional.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e