Mais samba e menos conversa

Seguem as confusões, incertezas e reviravoltas no mundo do samba. Esta semana, após a nova reunião na Liesa que anulou a virada de mesa que manteve a Imperatriz Leopoldinense no grupo especial, um outro fato importante chamou a atenção.

Num encontro entre o governador do estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e o prefeito da capital, Marcelo Crivela, foi discutida uma nova concepção de desfile das escolas de samba, que seria assumido totalmente pela iniciativa privada. Comenta-se nos bastidores que existem grupos interessados em bancar a festa. Fala-se inclusive no grupo americano Disney.

Algumas fontes relatam que a mudança na postura da Liesa em reverter sua decisão anterior, não é apenas por pressão do Ministério Público e do pagamento da multa pelo descumprimento do regulamento. Tem mais a ver com o chamado compliance de empresas interessadas em patrocinar o Carnaval e que exigem posturas éticas.

O que está definido mesmo e reafirmado mais uma vez pelo prefeito é que não haverá dinheiro público para as escolas de samba. Por isso, a Liesa precisa rapidamente resolver seus imbróglios, pois o calendário já está apertado para a preparação de 2020.

Basta lembrar que o sorteio da ordem do desfile, que sempre acontecia em junho, foi adiado por conta dessas indefinições. O sorteio é o pontapé inicial para todo o resto. Muitas agremiações esperam a sua colocação na ordem de apresentação para definirem seus enredos e concepção artística do desfile. Além disso, o sorteio é importante para preparar a venda de ingressos.

Diante de todas essas incertezas, as escolas de samba procuram seguir a vida normal e tocar suas agendas. Várias já definiram seus enredos para o próximo ano, estão na fase de divulgação da sinopse e do calendário das disputas de samba. Está é a fase que os sambistas verdadeiramente gostam. Com menos discussões políticas e conversas de bastidores e mais samba nas quadras.

Por

amilton.cordeiro@oestadorj.com.br

Jornalista, pesquisador de samba e compositor.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e