Maioria dos suecos apoia adesão do país à Otan

A pesquisa da Demoskop, encomendada pelo jornal Aftonbladet, mostrou que 57% dos suecos são a favor da adesão à Otan, ante 51% em março

Uma crescente maioria de suecos é a favor da adesão do país à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), mostrou uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (20), enquanto parlamentares tanto na Suécia quanto na Finlândia avaliam se a invasão da Ucrânia pela Rússia deve levar ao fim de décadas de neutralidade militar.

A pesquisa da Demoskop, encomendada pelo jornal Aftonbladet, mostrou que 57% dos suecos são a favor da adesão à Otan, ante 51% em março. Aqueles que se opõem à adesão caíram de 24% para 21%, enquanto os indecisos caíram de 25% para 22%.

A enquete de março foi a primeira a mostrar a maioria dos suecos a favor da adesão à Otan.

A Suécia não participa de guerras desde a época de Napoleão e construiu sua política de neutralidade com base na “não participação em alianças militares”.

Mas, assim como a Finlândia, a invasão russa da Ucrânia forçou uma reflexão radical. Ambos os países são agora vistos como altamente dispostos a aderir à aliança de 30 nações.

O governo da Suécia está revisando a política de segurança com um relatório previsto para ser divulgado no fim de maio e os social-democratas no poder estão realizando um debate interno sobre a participação na Otan. CNN

Por

contato@oestadorj.com.br

Webjornal Oerj - O Estado RJ > No ar desde 28/05/2007 > Promovemos o Projeto Futuro Jornalista.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e