Liderança eficaz

O resultado não é o objetivo, é a consequência

Antes de falarmos diretamente de liderança, vamos tomar um pouquinho de CHA. Não o chá, como bebida quente ou fria, mas o CHA de Conhecimento, Habilidade e Atitude.

Conhecimento – ter o saber, Habilidade – saber fazer, Atitude – querer fazer.

Partindo do CHA, podemos dizer que:

​liderança é a habilidade de influenciar as pessoas a trabalharem entusiasticamente no objetivo comum.Ser líder é muito diferente de estar líder. Muitos não são e estão (ai não lideram, tentam gerenciar e não conseguem conquistar). Liderar é um organismo vivo, precisamos querer gostar de aprender todos os dias com as pessoas e ciências, entender que pessoas são e estão em um aprendizado contínuo (a aprendizagem é uma tarefa interminável), em suas formações de Cultura, Conhecimento, Habilidade e Atitudes.​

Despertar nos liderados o entusiasmo no comprometimento com suas responsabilidades do dia a dia e na paixão/atitude com o resultado comum, é algo que precisa fazer parte do EU de um líder Ter a habilidade de executar como algo simples e natural, no automático sem quaisquer recompensas imediatas tudo o que for preciso para tirar do caminho de seus subordinados quaisquer obstáculo que possa dificultar a execução de tarefas. Sabendo que somente com o tempo e a repetição se consegue habilidade e conhecimento, suportando equívocos e em alguns casos, até traições. O líder não desanima, pois, sabe que pessoas são sempre seu MAIOR APRENDIZADO, pois, surpresas acontecem todos os dias e já não se incomoda mais com as palavras.

Líderes não cuidam de resultados. Líderes cuidam de pessoas. E pessoas geram resultados.Liderar pela Adesão: habilidade de levar as pessoas a aderirem de boa vontade o que você quer por causa de seu conhecimento e influência pessoal”, é jamais pelo poder impositivo que é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.

Vejam que poder é definido como uma faculdade, enquanto levar as pessoas aderirem, definimos como uma habilidade.​Em palavras simples, liderar é conseguir que as coisas sejam feitas por intermédio das pessoas.​“Estar no poder é como ser uma dama. Se tiver que lembrar às pessoas que você é, você não é” Margareth Thatcher.

O caminho de um LIDER é longo e com certeza com inúmeras dificuldades, mas o resultado com o desenvolvimento do ser humano é algo simplesmente MARAVILHOSO.

Por

valmir.flores@oestadorj.com.br

* Gestor de Empresas com MBA em Gestão Empresarial pela FGV - Fundação Getúlio Vargas. Professor universitário. Atuação como diretor/gestor comercial em segmentos de bens de consumo em multinacionais como UNILEVER, Bombril, Kibon, dentre outras e atual Gerente Nacional de Vendas da YEVA Cosmétiques.

Comentários estão fechados.

http://api.clevernt.com/0d18126b-b33f-11e7-bb95-f213f22ad24e